No Brasil, 12 estudantes tiveram nota mil – pontuação máxima – na edição do ano passado, cujo tema foi Desafios para a valorização da herança africana no Brasil. A rede de ensino privada do Ceará conquistou uma redação nota mil.
O balanço do Enem 2024 foi divulgado nesta segunda-feira (13), em Brasília, durante coletiva do Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com as presenças do ministro Camilo Santana e do presidente do Inep, Manuel Palácios. As notas individuais estão disponíveis na Página do Participante.
Mais participação
Também no comparativo a 2023, houve aumento de estudantes inscritos e na participação no Enem, enquanto diminuiu a ausência nos dias do Exame (03 e 10 de novembro). Ao todo, a edição de 2024 teve 4.325.960 inscrições confirmadas e mais de 3 milhões de participantes.
Ingresso no Ensino Superior
Ainda na coletiva, o ministro confirmou que as inscrições no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) acontecem de 17 a 21 de janeiro deste ano. O edital já está publicado. A previsão para inscrições no Programa Universidade Para Todos (Prouni) é de 24 a 28 de janeiro. Para interessados no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), o período de inscrições começa em 4 de fevereiro.