quarta-feira, 15 de julho de 2015

NOVA ADUTORA REFORÇARÁ ABASTECIMENTO PARA SOBRAL

A equipe do SAAE Sobral, em parceria com a Prefeitura de Sobral e a Cogerh, deram prosseguimento as ações emergenciais de abastecimento de água potável para Sobral, com a instalação das tubulações da adutora de engate rápido, que irá otimizar o fluxo do abastecimento para os bairros de Sobral que tiveram a oferta de água reduzida desde o fechamento das comportas do açude Araras, em março deste ano. A adutora transferirá a captação do Rio Acaraú para o Rio Jaibaras.

O fechamento das comportas do Araras foi uma das medidas gerenciamento dos mananciais, realizada pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh, visando garantir o abastecimento de cidades do alto Acaraú até 2016. A ação visa garantir a segurança hídrica das sedes que fazem a captação da água direto da barragem.

A obra
Neste projeto estão sendo investidos aproximadamente R$ 2 milhões. As tubulações da adutora serão instaladas na superfície, partindo da captação da ETA Sumaré, no Rio Jaibaras, margeando a BR-222, interligando próximo a ponte do Rio Acaraú, em uma adutora já existente.

Os benefícios
A nova adutora atenderá mais de 9 mil ligações de água existentes do lado direito do Rio Acaraú, abrangendo os bairros Sinhá Saboia, Conjunto Santo Antônio, Cohab I , Cohab II, Dom Expedito, Boa Vizinhança, Jatobá, Distrito Industrial, Cidade Gerardo Cristino, além do distrito de Caioca.

Poços tubulares
Os distritos de Salgado dos Machados, Bomfim e Patriarca, que eram abastecidos pelo Rio Acaraú, terão que ser abastecimento emergencial através da instalação de poços tubulares, o que está sendo providenciado pela Prefeitura de Sobral, em parceria com o Governo do Estado.

(com informações do SAAE Sobral)