quinta-feira, 16 de julho de 2015

PRESIDENTE FAZ BALANÇO DOS TRABALHOS DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), fez um balanço positivo das atividades da Casa no primeiro semestre de 2015, durante a sessão plenária desta quinta-feira (16/07).
O deputado reafirmou o compromisso com um Parlamento forte e produtivo. Segundo Zezinho, foram apresentados 403 projetos de autoria de parlamentares ou dos demais poderes, com deliberação sobre 105 deles. “Nesta Casa, tramitaram ainda 2.581 requerimentos de autoria dos parlamentares, sendo aprovados 2.477 deles, tratando sobre vários temas de interesse dos cearenses”, disse.
Zezinho também informou que, ao longo desta legislatura, quase todas as sessões começaram e terminaram dentro no tempo regimental. “Por várias ocasiões, chegamos a extrapolar esse tempo, encerrando após as 14 horas, em uma demonstração da participação e empenho dos deputados e do calor dos debates democráticos, travados no Plenário desta Casa, por meio de 749 pronunciamentos”, destacou.
Segundo o presidente, “nenhum tema relevante, seja do ponto de vista nacional, estadual ou relacionado aos municípios cearenses deixou de ser debatido, com propostas de soluções, neste Poder”.
O trabalho do Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon) também foi ressaltado pelo presidente da Casa. De acordo com o parlamentar, foram recebidas 2.738 reclamações e promovidas 3.757 audiências.
O presidente afirmou ainda que a Universidade do Parlamento Cearense (Unipace) consolidou-se como fundamental no aperfeiçoamento do Poder Legislativo e na educação do povo cearense.

“Neste primeiro semestre de 2015, a Universidade atendeu a 3.762 alunos por meio de projetos sociais, como o ALcance, que já chega a 25 municípios, e o Superação. Com o suporte técnico da Coordenadoria de Planejamento e Informática desta Casa, o projeto ALcance tem suas aulas transmitidas, ao vivo, pelo site da Casa e pela TV Assembleia, ampliando o número de estudantes beneficiados”, informou.  No total, 14.847 estudantes foram beneficiados pela instituição.
Outro setor destacado pelo presidente foi o Departamento de Saúde da Assembleia Legislativa que, segundo Zezinho Albuquerque, realizou 30 mil procedimentos e 20 mil atendimentos - entre exames, terapias, serviços de odontologia e assistência nas áreas nutricional, de fisioterapia e de terapia ocupacional.
Já o Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará (Malce) recebeu, de janeiro a junho de 2015, a visita de dois mil alunos de 54 instituições de ensino. Zezinho anunciou que as obras do estúdio panorâmico da TV Assembleia e das guaritas blindadas estão previstas para serem entregues nos próximos meses.  
O parlamentar também destacou a importância do Espaço do Povo e da Campanha Ceará sem Drogas, além da criação do núcleo de mídias sociais da Casa.
Em aparte as deputadas Bethrose (PRP), Dra. Silvana (PMDB), Carlos Matos (PSDB) parabenizaram o trabalho de Zezinho Albuquerque a frente do parlamento estadual. “Eu, no meu primeiro mandato de deputado fui muito bem acolhido nesta Casa. Aqui sim, é um espaço de debates”, afirmou Carlos Matos.