quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

DETRAN/CE TAMBÉM FARÁ MONITORAMENTO ELETRÔNICO DAS AULAS PRÁTICAS DE TRÂNSITO

O Detran colocará em prática, a partir do mês de março de 2017, um novo processo de fiscalização das aulas práticas de direção veicular nos centros de formação de condutores do Ceará. O novo formato está definido na Portaria nº 238-14 do Departamento Nacional de Trânsito – Denatran Resolução 493/2014 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, a ser praticado em todo o Brasil. Foi publicado no Diário Oficial do Estado, no dia 2 de dezembro último, edital de credenciamento de empresas para operação do novo serviço.
Com o novo formato, além da biometria digital, as aulas de prática de direção veicular serão monitoradas por sistema de GPS acoplado aos veículos das auto-escolas, que trabalhará em conjunto com câmeras que capturam, de modo randômico, imagens do trajeto da aula, do instrutor e do candidato, garantindo a efetiva aplicação das aulas de direção aos pretendentes da CNH. 
As imagens capturadas, a biometria e o mapa via GPS com trajeto da aula será transmitido em tempo real para central do Detran, através de internet móvel. Excepcionalmente, em localidades sem serviço de internet, o sistema armazena os dados e transmite em no máximo 24 horas através de rede fixa de internet.