quarta-feira, 27 de junho de 2018

ASSEMBLEIA COMEMORA O DIA INTERNACIONAL DE COMBATE ÀS DROGAS EM SESSÃO SOLENE

AL comemora o Dia Internacional de Combate às Drogas em sessão solene
O Dia Internacional de Combate às Drogas foi comemorado na tarde de terça-feira (26/06), durante sessão solene realizada no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa.
A deputada Mirian Sobreira (PDT), que solicitou a homenagem, destacou a importância da data para lembrar as consequências ruins causadas pelo uso de drogas, além de conscientizar os jovens a entrarem na luta contra o uso de entorpecentes.
Ao falar sobre sua passagem pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas, a convite do governador Camilo Santana (PT), Mirian Sobreira afirmou ter aprendido em apenas dois anos mais do que em 60 anos de vida. "Hoje já não passo pela pessoa na rua e fecho o vidro do carro", afirmou.
A parlamentar acrescentou que defende na Assembleia Legislativa a proibição do álcool nos estádios e que é contra legalização da maconha e de outras drogas, pois o que ela não quer “para os filhos e netos não pode querer para as outras pessoas”. "Defendo uma sociedade sem drogas", informou.
O chefe de Gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa, Roberto Mendonça, representando o presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), destacou o trabalho de Mirian Sobreira no combate e prevenção às drogas no Ceará, e, principalmente na defesa pela manutenção da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas durante o processo de reorganização do Estado.
Mendonça também ressaltou o trabalho realizado pelo deputado Zezinho Albuquerque à frente do Poder Legislativo e citou a campanha Ceará sem Drogas, que já visitou 25 municípios do Estado, levando conscientização a cerca de 60 mil estudantes, além de professores, diretores e população em geral. "É um trabalho grandioso, que tem contribuído muito no combate e prevenção às drogas", pontuou.
Roberto Mendonça lembrou ainda o Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, criado na Assembleia Legislativa, elogiado em todo o Brasil. O Colegiado já foi inclusive apresentado na Suécia pelo deputado Renato Roseno (Psol).
A coordenadora Geral de Gestão de Parcerias e Instrumentos de Repasse do Ministério da Justiça, Ana Carla Couto de Miranda Castro, representando a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, indicou que o problema das drogas é um desafio mundial e destacou o trabalho
realizado nos últimos anos pelo estado do Ceará. "O povo cearense é um povo de muita sorte, por ter esses representantes que estão na luta verdadeiramente por uma política de combate às drogas. O Governo Federal não está alheio a esse trabalho", ressaltou.
O secretário Especial de Políticas sobre Drogas, Will Almeida, declarou que o Estado do Ceará hoje trabalha com prevenção às drogas desde a primeira infância, por meio de projetos desenvolvidos pelos técnicos e corpo de servidores da secretaria. Almeida destacou projetos como o Juventude em Ação, reconhecido nacionalmente, e o Corre para a Vida. "Hoje o Ceará é referência nacional na prevenção e combate às drogas", informou.
Foram homenageadas com entrega de certificados, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), representado pelo chefe de gabinete da presidência da AL, Roberto Mendonça; a procuradora de Justiça do Estado, Isabel Porto; a presidente e o vice-presidente da Comissão de Políticas Públicas sobre Drogas da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará (OAB-CE), Rossana Brasil Kopf e Roberto Lassere.
Também receberam certificados o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), representado pelo secretário de Políticas sobre Drogas do Estado, Will Almeida; Carla da Escóssia, representando a vice-governadora do Estado, Izolda Cela; Selene Penaforte, secretária da primeira dama do Ceará, representando Onélia Santana; o fundador da instituição Filhos Amados do Céu, da Região do Cariri, padre Sebastião Monteiro da Silva; e o coordenador do Programa Celebrando Restauração da Igreja Batista Central, Nelson Roberto Massambani.
Participaram também da solenidade, a deputada Dra. Silvana (PR); a ex-secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra; representantes dos Centros de Referência sobre Drogas e familiares dos homenageados.