quarta-feira, 20 de junho de 2018

ASSEMBLEIA REALIZA SOLENIDADE DE ABERTURA DA II CONFERÊNCIA DA CAATINGA

Solenidade de abertura do evento contou com a presença do presidente Zezinho Albuquerque 
A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
A imagem pode conter: 1 pessoa, multidão
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realizou, na noite de terça-feira (19/06), a solenidade de abertura da II Conferência da Caatinga, com o tema “Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade”. O evento aconteceu no auditório Murilo Aguiar e contou com a entrega da Medalha Chico Mendes ao titular da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno.
A II Conferência da Caatinga é uma realização da Assembleia Legislativa do Ceará e o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Secretaria do Desenvolvimento Agrário (DAS) e Instituto Agropolos.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), agradeceu a presença de todos os participantes da conferência e informou alguns detalhes sobre a programação do evento. “Serão três dias de evento, que tem como objetivo debater os graves problemas em torno do bioma da Caatinga, tendo como eixo central o ser humano. A programação conta com experiências exitosas do bioma e uma plenária de avaliação e construção de proposições”, destacou o parlamentar.
Durante a solenidade, o secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno, foi agraciado com a Medalha Chico Mendes, que homenageia personalidades ou instituições com relevantes serviços prestados ao meio ambiente no Ceará. A comenda foi criada em junho de 1989, por iniciativa do então deputado estadual João Alfredo.
Para Artur Bruno, o momento é oportuno para ressaltar a importância do Parlamento. “Com todo respeito aos outros poderes, não há poder mais transparente, mais participativo e que mais dialoga com a sociedade do que o Poder Legislativo, e a Assembleia Legislativa representa isso. Todos os dias, todos esses auditórios e todas as comissões estão repletas com a participação da sociedade”, enfatizou.
Artur Bruno também ressaltou que o recebimento da Medalha Chico Mendes é fruto do trabalho de uma equipe extremamente capacitada e comprometida com o desenvolvimento sustentável do Estado, salientando que a Secretaria do Meio Ambiente foi criada por decisão do governador Camilo Santana. “Na verdade, eu entendo que esta medalha não está sendo conferida ao professor Artur Bruno, nem ao secretário Artur Bruno; esta medalha está sendo conferida ao governo Camilo Santana, do qual sou apenas um instrumento para realizar uma política pública”, pontuou.
O secretário apontou ainda que o Ceará é hoje referência nacional em gestão de recursos hídricos e também poderá atingir o mesmo patamar em relação às políticas ambientais. “Temos equipe, temos decisão do nosso governador, temos compromisso, temos apoio do governo, e tenho certeza de que, em médio prazo, nos tornaremos uma referência em política pública de meio ambiente”, afirmou.
Já receberam a Medalha Chico Mendes o engenheiro agrônomo Joaquim de Castro Feitosa; o geógrafo José Borzachiello da Silva; a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão (Fetrans); e os ambientalistas Maria Dolores de Andrade Feitosa e Antônio Renato Lima Aragão.
Estiveram presentes na solenidade de abertura o deputado estadual Roberto Mesquita (Pros); o desembargador Francisco Martônio, representando o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE); o diretor geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Ângelo Guerra; o superintendente do Ibama, Herbert Lobo; o gerente de projetos e serviços do Banco do Nordeste, Carlos Alberto; o secretário estadual do Desenvolvimento Agrário, Francisco de Assis; a promotora de Justiça Maria Jacqueline de Souza; o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Henry Campos; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Flávio Sabóia; a presidente da Fundação Bernardo Feitosa, Dolores Feitosa, e o presidente do Instituto Nordeste XXI, Francisco Bezerra.
Também estiveram presentes no evento o chefe de gabinete do governador, Élcio Batista; o secretário da Agricultura e Pesca e Aquicultura (Seapa), Evaldo Bringel; secretário do Planejamento (Seplag), Maia Júnior; o secretário da Ciência e Tecnologia (Secitece), Inácio Arruda, e o procurador-geral do Estado do Ceará, Juvêncio Viana.