terça-feira, 28 de abril de 2020

FAZENDA APRESENTA PROPOSTAS PARA MELHORAR GESTÃO FISCAL DE JIJOCA DE JERICOACOARA

Reunião virtual da Secretaria da Fazenda do Ceará com gestores de Jijoca de Jericoacoara.
A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), dentro do programa de governança interfederativa “Ceará um Só”, vai implantar projeto-piloto em Jijoca de Jericoacoara com a objetivo de melhorar o desempenho fiscal do município.
A secretária da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), Fernanda Pacobahyba, fez a exposição do projeto de gestão fiscal durante reunião virtual na última sexta-feira (24) da qual participaram o secretário de Turismo, Arialdo Pinho; o prefeito de Jijoca de Jericoacoara, Lindbergh Martins; o superintendente da Autarquia de Desenvolvimento do Turismo, Mobilidade e Qualidade de Vida de Jericoacoara (Adjeri), Francisco Diógenes; o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Nilson Diniz; o deputado estadual João Jaime; e os servidores da Sefaz, Germana Belchior (coordenadora da Assessoria de Relações Institucionais-Arins) e Alexandre Cialdini (gestor programa Ceará um Só).
Segundo a secretária, o projeto realizado em Jijoca servirá de modelo para outras prefeituras. Ela falou que técnicos da Sefaz analisaram a situação do município e estruturaram algumas propostas para reduzir a sonegação fiscal e aprimorar a gestão fiscal da administração municipal.
A titular da Fazenda informou que a iniciativa marca uma nova forma de relacionamento com os municípios. “Esse projeto foi bem conduzido pelo Cialdini, que contou com o auxílio da equipe das Cexats (Célula de Execução da Administração Tributária). Esse trabalho é o embrião do Ceará um Só, um programa pensado para reforçar o desenvolvimento local, por meio do compartilhamento de ações”, ressaltou.
Para Cialdini, que coordena o programa de governança interfederativa sob a perspectiva fiscal, a iniciativa se traduz em uma ação coletiva institucional, em que a gestão fiscal conduzida pela Secretaria da Fazenda é compartilhada e integrada com a Secretaria de Finanças de Jijoca. “Isso vai propiciar que a ação fiscal seja mais focada, mais orientada. Essas sugestões vão fortalecer o processo da fiscalização dos municípios”, afirmou.
O prefeito do município, Lindbergh Martins, destacou o pioneirismo do trabalho realizado pelo Ceará um Só e agradeceu o empenho da Secretaria da Fazenda. “O que vocês estão fazendo por Jijoca é muito bom. Vai dar uma força para o turismo da região, que está sendo muito afetado por esta pandemia. A Vila de Jeri está totalmente parada”, observou.
O presidente da Aprece, Nilson Diniz, também elogiou o programa e reforçou a importância da cooperação entre os municípios e o Estado. “A gente precisa muito dessa integração, dessa ligação, desse intercambio entre os técnicos para que a gente possa qualificar os nossos secretários municipais e organizar o corpo fiscal de auditores, para que a máquina pública possa ser reativada”, disse.
O secretário Arialdo Pinho e o deputado João Jaime também elogiaram a iniciativa.