sexta-feira, 3 de julho de 2020

CEARÁ SE DESTACA EM RANKING DA TRANSPARÊNCIA NO COMBATE À COVID-19

A avaliação, que pontuou o Estado com nota 98,7, foi realizada pela Organização da Transparência Internacional Brasil
O Governo do Ceará foi avaliado, pela Organização da Transparência Internacional Brasil, como um dos mais transparentes do país durante o enfrentamento à pandemia do Coronavírus. O Estado, que tem investido constantemente em ações de transparência pública, foi pontuado pelo Ranking da Transparência no Combate à Covid-19 com nota 98,7.
Para a construção do ranking, a Transparência Internacional Brasil verificou, entre os dias 15 e 18 de junho, portais de 26 governos estaduais e do Distrito Federal. O objetivo foi avaliar se a disponibilização das informações no combate à pandemia estavam postas de forma fácil e clara ao entendimento do cidadão. Para a definição do ranking, os estados foram avaliados com notas de 0 a 100.

Novas melhorias para promover a transparência das informações

O Ceará Transparente ganhou mais uma funcionalidade para promover a transparência na gestão pública estadual e para facilitar o acesso do cidadão a informações sobre o enfrentamento à pandemia da Covid-19. A nova funcionalidade apresenta ao público um mapa demonstrativo dos investimentos realizados pelo Governo do Ceará por região. Ao todo, o Estado já investiu mais de 454 milhões em ações e iniciativas voltadas para o enfrentamento à pandemia da Covid-19.
“Tornar a consulta dos recursos aplicados na pandemia mais especifica e clara é um dos objetivos da CGE. Nesse contexto, incluímos mais essa funcionalidade, onde o cidadão encontra de forma interativa os recursos aplicados nas 14 regiões de planejamento que compõe o Estado do Ceará. Essa é uma forma que vimos de contribuir com o cidadão que busca acompanhar as diretrizes da administração pública e exercer com mais afinco o seu controle social”, explicou o coordenador de Ética e Transparência da CGE, Matheus Borges.
Desde abril deste ano, o Ceará Transparente, junto ao Sistema IntegraSUS, passou a disponibilizar uma página exclusiva voltada ao enfrentamento ao Coronavírus. Por meio da página, o cidadão pode obter além de informações sobre os investimentos do Estado, dados gerais da doença, painel epidemiológico, informações sobre legislações e ainda sobre os benefícios sociais disponibilizados à população.

Preservação de identidade

A partir deste mês, o cidadão que precisar realizar uma solicitação de informação por meio do Ceará Transparente, poderá solicitar a opção de preservação de identidade. A mudança visa atender critérios estabelecidos pela Transparência Internacional para o acesso à informação.