Governo do Ceará, por meio da secretaria das Cidades, negociou com a Comunidade Europeia, uma doação para fortalecer o modelo de gestão do Sisar. Neste mês, a Comissão de Financiamento Externos (Cofiex), órgão do Governo Federal aprovou a operação internacional, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KFW), de 7 milhões de euros para que o Estado possa investir em serviços de saneamento nas comunidades rurais do Ceará.
Esta doação será voltada para a capacitação das associações que compõem o Sisar; para o fortalecimento da SCidades e da Cagece para a gestão de saneamento rural; e pra que junto a Arce seja desenvolvido um modelo de regulação próprio para o setor.
“O banco alemão já mandou a minuta do contrato para analisar e até o final deste mês, meados de agosto, o governador e o secretário Zezinho Albuquerque deverão assinar o contrato”, afirma o secretário Executivo de Saneamento da SCidades, Paulo Henrique Lustosa.
Em junho de 2019, o Governo do Ceará contratou financiamento de 50 milhões de euros com KFW, para implementação do Programa Águas do Sertão, para fortalecer a resiliência da população rural do Estado às secas e escassez de água, melhorando as condições de saúde e qualidade de vida, por meio de soluções de abastecimento de água e esgotamento sanitário.