Por diversos serviços prestados na área da educação, a vice-governadora Izolda Cela foi uma das agraciadas com a medalha da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, maior comenda do estado nordestino. A cerimônia, presidida pelo governador piauiense Wellington Dias, aconteceu na manhã deste sábado (22), no Auditório Professora Lourdinha Brandão, localizado no município de Piracuruca/PI.
Izolda Cela, que recebeu a comenda em seu maior grau, Grã-Cruz, agradeceu o gesto do Governo do Piauí e apontou que ainda há muito caminho a ser trilhado em busca de uma educação de qualidade para todos. “Sei da força e da importância desta comenda e me sinto muito honrada com essa homenagem. Não tenho dúvidas que ainda teremos pela frente diversas lutas para seguir buscando uma educação cada vez melhor para todos. Enfrentar essa luta é algo imprescindível na busca de uma sociedade mais justa, igualitária e respeitosa para a nossa população”, declarou a vice-governadora.
Em sua fala, Wellington Dias destacou a trajetória de Izolda Cela à frente da educação no Ceará e também como referência no Brasil. “Estou muito feliz com sua presença em solo piauiense, Izolda. Sua contribuição para a educação cearense, nordestina e nacional é imensurável. O trabalho realizado em Sobral é debatido e tem seus frutos colhidos até os dias de hoje. Por muito tempo, o Nordeste esteve atrasado em diversas áreas e tudo isso estava ligado com uma educação de baixa qualidade. Hoje, com a evolução dos últimos anos, podemos vivenciar a diferença e lutar por mais”, pontuou.
Assis Mãozinha, prefeito de Piracuruca, parabenizou os homenageados e também aproveitou a oportunidade para comentar o recente desenvolvimento do município piauiense. “Hoje é um dia muito especial. Estamos recebendo personalidades importantes e dignas em nosso município. Gostaria de agradecer ao governador Wellington Dias pela parceria e por trabalhar em nome de nosso povo, sempre em prol da nossa cidade. Piracuruca está feliz por receber vocês”, disse.
Recorte histórico
A Ordem é uma láurea destinada a agraciar personalidades, entidades nacionais e estrangeiras que tenham se tornado dignas da gratidão, admiração e reconhecimento do povo e do Governo do Piauí. Inspirada na Legião de Honra da França, a comenda foi instituída em 1973 e segue a linha hierárquica europeia sendo oferecida nos graus Grande Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. A medalha também já foi entregue a outros representantes cearenses, como o governador Camilo Santana.