sábado, 20 de agosto de 2022

APÓS ANUNCIAR APOIO A CAMILO, IVO GOMES DIZ QUE NÃO FARÁ CAMPANHA PARA O PDT NA SUCESSÃO ESTADUAL

 


O prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), irmão mais novo da família Ferreira Gomes, voltou a agitar os bastidores da sucessão estadual no fim desta semana. Depois de anunciar apoio à candidatura de Camilo Santana (PT) ao Senado, Ivo diz que não fará campanha para o candidato do seu partido, Roberto Cláudio, na sua cidade.

Sobral é o reduto político dos irmãos Gomes e uma das vitrines da campanha à Presidência da República de Ciro Gomes, irmão dele. Lá está o início do projeto de educação que o grupo político enaltece como política pública exitosa. Sobral é ainda a maior Prefeitura comandada pelo partido no Interior do Estado. 

Ao anunciar que não fará campanha para o próprio partido, o gestor confirma o descontentamento com o processo de escolha do candidato do PDT ao Governo do Estado. Em entrevista exclusiva a esta coluna, em julho, Ivo atribuiu ao irmão Ciro e a Roberto Cláudio, a responsabilidade pelo rompimento da aliança governista no Ceará.

Naquele momento, o prefeito de Sobral disse que o outro irmão e senador Cid Gomes acabou sendo “atropelado” no processo de escolha da candidatura. Ivo defendeu, na fase de pré-campanha, o nome de Izolda Cela e disse que Cid pensava da mesma maneira. O senador, até o momento, não deu declarações públicas sobre o assunto. E nem contestou o irmão mais novo.

As declarações evidenciam um raro momento de divergências públicas entre os irmãos Ferreira Gomes. Ciro tem feito críticas ao ex-governador Camilo Santana, a quem Ivo acaba de anunciar apoio, mesmo contra um candidato apresentado pelo partido dele e do irmão.

A atitude de não fazer campanha para o partido em sua Cidade é uma nova insurgência de Ivo com repercussões fortes na campanha e na família.

Cid Gomes segue afastado da campanha eleitoral. Há muitas especulações e expectativas sobre o retorno dele, mas de concreto, não há sinais de que isso vá acontecer. Nos últimos dias, Cid voltou a ser visto em eventos sociais, mas posicionamentos políticos, até o momento, nada.