quinta-feira, 18 de agosto de 2022

SANTA CASA DE SOBRAL REALIZA TREINAMENTO PARA ORIENTAR PROFISSIONAIS SOBRE PREVENÇÃO E CONTROLE DA VARÍOLA DOS MACACOS

 


A Santa Casa de Misericórdia de Sobral realizou na segunda-feira (15/08), um treinamento para os profissionais de saúde da instituição sobre os cuidados com a varíola dos macacos (Monkeypox).  O momento foi ministrado pelas enfermeiras Siomara Rodrigues – do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia - e Elaine Bezerra – do Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Saúde - e teve como objetivo atualizar a situação da doença na cidade e orientar os profissionais para medidas de prevenção, transmissão, notificação e isolamento, seguindo as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

De acordo com Siomara Rodrigues, por ser uma doença nova, as metodologias de combate ainda estão sendo desenvolvidas, mas a atenção dos profissionais da saúde no repasse de informações corretas deve prevalecer. “Por enquanto poucas notas técnicas foram disponibilizadas, mas não nos impede de ficarmos vigilantes”, ressalta.

Siomara ainda destaca que são considerados suspeitos de infecção pela doença os indivíduos de qualquer idade que desde março deste ano tenham apresentado início súbito de erupção cutânea aguda, única ou múltipla, em qualquer parte do corpo, incluindo a região genital. "Pode ou não estar associada com febre, dor nas costas e dor de cabeça, entre outros sintomas. Também deve ser levado em conta o histórico de viagem a um país endêmico ou países com casos de monkeypox nos 21 dias anteriores ao início dos sinais e sintomas, além do contato com pessoas que tenham viajado a esses locais”, alerta a enfermeira.