terça-feira, 30 de agosto de 2022

Polêmicas envolvem realização de pesquisas eleitorais no Ceará

 


Além do Invox e Ipec, o também paulista instituto Nervera fez pesquisa no Ceará. Porém, não divulgou os números da consulta que foi contratada pela consultoria Arko Advice

Uma das pesquisas registradas no TSE para divulgação a partir da última segunda-feira, 29 de agosto, foi contratada pela TV Cidade, que antes mantinha um contrato com o instituto paulista Real Big Data. Focus apurou que o grupo Cidade rompeu o acordo com o Big Data e contratou o cearense Invox Instituto de Opinião e Pesquisa Ltda, que tem sede em Fortaleza.

A última pesquisa Big Data foi divulgada há apenas oito dias, em 22 de agosto. Seus resultados mostraram o Capitão Wagner (UB) com 38% e um empate técnico entre Roberto Cláudio (PDT), com 25%, e Elmano de Freitas (PT), com 24%.

A pesquisa do Invox, cujo site está “em construção” e não mostra informações detalhadas sobre o instituto, foi contratado por 30 mil reais pelo Grupo Cidade para fazer 1.600 entrevistas.

Para efeito de comparação, o paulista instituto Ipec, que é comandado pela estatística Márcia Cavallari, ex-Ibope, cobrou R$ 98.075,26 ao Sistema Verdes Mares para realizar a pesquisa com 1.200 eleitores que será divulgada no próximo dia 1º. Em tempo: Focus apurou que o Ipec terceiriza com o Invox o seu conjunto de pesquisadores.

O Invox trabalhou na campanha de José Sarto, na disputa pela Prefeitura de Fortaleza, em 2020. Tanto que se tornou o 5º maior custo nas contas do PDT entregues à Justiça Eleitoral naquele ano. No total, segundo a prestação de contas disponibilizada pelo TSE, R$436.000 foram pagos pela campanha ao Invox.

Além das pesquisas Invox e Ipec, o também paulista instituto Nervera fez pesquisa no Ceará. Porém, não divulgou os números da consulta que foi contratada pela consultoria Arko Advice. Neste dia 30, o Paraná Pesquisas, que custeia suas próprias consultas, registrou no TSE o seu levantamento com previsão de ser divulgado no próximo dia 05.