segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Manipuladoras de alimentos das escolas municipais participam de oficina sobre alimentação sustentável

As manipuladoras de alimentos das escolas municipais de Sobral participaram, de 23 a 26 de agosto, de uma oficina prática que prevê a substituição de 20% dos ingredientes de origem animal por mais verduras, legumes, grãos e frutas no cardápio das instituições de ensino.

A formação foi realizada na cozinha do Sesi Senai e contou com a participação de 126 profissionais, que puderam conhecer novas receitas e novas formas de preparo para levar uma alimentação mais saudável e sustentável para os quase 35 mil estudantes da rede pública municipal de ensino.

Para a nutricionista responsável técnica, Thayanne Goiana, foi satisfatório receber a implantação do programa “Sobral Sustentável”. “Sabemos o quanto a inclusão de alimentos vegetais é benéfica para a saúde dos alunos. Essa experiência foi incrível e um incentivo na busca por mais saúde”, destacou. 


A nutricionista ainda explicou que as profissionais foram divididas em seis turmas, durante os três dias de treinamento. Primeiro, foram capacitadas as profissionais dos Centros de Educação Infantil e, posteriormente, as responsáveis pela alimentação nas escolas de Ensino Fundamental. 


No primeiro dia, o projeto foi apresentado a todos os gestores escolares, durante uma uma palestra realizada no auditório da Prefeitura. “Programas como este têm sido implementados por diversos municípios em nível global por promoverem sistemas alimentares mais resilientes e estarem alinhados a compromissos mundiais que relacionam as alterações climáticas à necessidade de adoção de políticas de alimentação sustentável”, ressaltou a gerente de Políticas Alimentares da organização Humane Society International (HSI), Thayana Oliveira.

A formação foi realizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Sobral e o programa Alimentação Consciente Brasil (ACB), operada pela organização Mercy For Animals, com a organização Humane Society International (HSI). 


Assessoria de Comunicação da Secretaria da Educação de Sobral

Jornalista responsável: Saulo Lobo

Contato: (88) 9.9334-8558