segunda-feira, 29 de agosto de 2022

MULHER-ONÇA, IDA A PARIS E CIDADÃO MILIONÁRIO: MEMES E GAFES DO DEBATE

O primeiro debate entre os candidatos a presidente da República já rendeu gafes e memes: ironia sobre viagem a Paris, mulher que vira onça, mulher que arruma a casa e “cidadão comum” milionário.


Promovido pelo UOL, Folha de S.Paulo, Band e TV Cultura, o debate conta com a participação dos candidatos mais bem colocados nas pesquisas. Em fala direcionada a Ciro Gomes (PTB), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ironizou a viagem do concorrente a Paris após o primeiro turno das eleições 2018. As informações são do UOL.

“Eu espero que o Ciro nessas eleições não vá para Paris. Eu espero que o Ciro fique aqui no Brasil, e que a gente sente para conversar”, disse Lula.

O petista fazia referência à ida de Ciro Gomes à França depois de ter ficado de fora do segundo turno. A menção de Lula fez “Paris” ir para os assuntos mais comentados do Twitter.

A candidata Soraya Thronicke (União Brasil) disse que “vira onça” ao rebater o ataque do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra a jornalista Vera Magalhães. Ao comentar uma pergunta sobre vacinação, o presidente usou todo seu tempo para desqualificar a jornalista.

“Lá no meu estado tem mulher que vira onça. Eu sou uma delas. Eu não aceito esse tipo de comportamento e xingamento”, falou Soraya, senadora pelo Mato Grosso do Sul, estado onde se passa a novela Pantanal. Uma das principais personagens, Juma Marruá, vira onça.

“Eu sou muito tranquila. Só que, quando eu vejo o que aconteceu agora com a Vera [Magalhães], eu fico extremamente chateada. Quando homens são tchutchucas com outros homens, mas vem para cima da gente sendo tigrão, eu fico extremamente incomodada. Aí eu fico brava sim”, declarou a candidata do União Brasil, em tom de indignação.

A citação também lembra episódio recente em que Bolsonaro foi chamado de “tchutchuca do centrão” por um youtuber.

Já Simone Tebet (MDB) escorregou nas palavras ao fim de uma fala de defesa das mulheres: “Nós precisamos de uma mulher para arrumar a casa”. A frase é considerada machista por atribuir às mulheres o trabalho doméstico.

Nas redes sociais, o candidato Luiz Felipe D’Ávila (Novo) virou meme por se apresentar como “um cidadão como você”. D’Ávila declarou o maior patrimônio entre os presidenciáveis: R$ 24,6 milhões. “Eu gostaria de me apresentar. Eu sou Felipe, um cidadão como você, que vive do trabalho, de empreender, é dono do negócio, não vive da política, não vive do governo”.