quarta-feira, 17 de agosto de 2022

COM QUASE 300 ANOS DE DIFERENÇA, CONHEÇA AS CIDADES MAIS NOVAS E MAIS ANTIGAS DO CEARÁ


Só no início da década de 1990, com a criação de seis cidades, o mapa cearense foi definido como o conhecemos hoje: dividido em 184 municípios. Há mais de 300 anos, contudo, eram apenas 16 cidades, que deram origem aos novos territórios por influência econômica, cultural e até por estratégias políticas.

Isso faz com que o Ceará tenha Aquiraz, de 323 anos, como a cidade mais velha e o trio Choró, Itaitinga e Fortim, de 30 anos, como o mais jovem. As informações são parte do livro “Formação do Território e Evolução Político-Administrativa do Ceará”, publicado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

Os períodos históricos, do Brasil Colônia, passando pela Ditadura Militar, até a Nova República, reformularam o desenho do mapa do Ceará com a divisão dos territórios para criar novas cidades.

NÚMERO DE CIDADES CRIADAS EM CADA PERÍODO HISTÓRICO

Período colonial (até 1822): 16

Império (1823 a 1889): 48 

República Velha (1890 a 1929): 23

Era Vargas e República Populista (1930 a 1963): 54

Ditadura Militar e Nova República (1964 a 1992): 43

Para entender essas mudanças no mapa, vamos voltar para 1699. Naquele ano, a ocupação no Estado começou na Vila de Aquiraz, como um território estratégico para a defesa do território, conforme a publicação. No início, o critério para a ocupação dos espaços também estava ligado à sobrevivência.

“A criação das cidades se dava muito relacionada à proximidade de fontes de água doce, que é uma marca interessante”, resume Carlos Farrapeira, doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

As divisões territoriais eram muito marcadas pelo potencial econômico e identificação do ambiente com determinadas populações que lá viviam, como grupos indígenas. Esse municípios também eram reconhecidos pelo potencial ambiental.