segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Sobral recebe os primeiros encontros do curso de Especialização em Gestão Cultural


A Casa da Cultura de Sobral sediou, de 26 a 28 de agosto, as aulas da primeira disciplina do curso de Especialização em Gestão Cultural. A formação retorna à Sobral, por meio de uma articulação com o Governo do Estado e a Quitanda Soluções Criativas. A turma terá 12 meses de formação acerca do funcionamento e gerenciamento de políticas públicas para a cultura.

Os novos alunos iniciaram sua formação com a disciplina “Fundamentação teórica e história da cultura”, ministrada pela professora Isaurora Martins, do Curso de Ciências Sociais (UVA). Os encontros acontecem quinzenalmente, às sextas, sábados e domingos, na Casa da Cultura.

“O currículo dessa segunda turma foi pensado para a formação de gestores para o campo da cultura que atendam e entendam os desafios da área cultural. A gente sabe que é muito importante o trabalho do gestor para a execução e destinação do recurso público para que ele chegue à população de forma eficiente e com qualidade”, explicou o diretor dos Laboratórios de Gestão Cultural, Paulo Feitosa.

Com carga horária de 460 horas, o curso lato sensu terá duração de 12 meses, abordando 10 disciplinas e um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O objetivo é fomentar a cadeia produtiva de cultura no Estado e promover a qualificação dos profissionais envolvidos no processo de gestão, tomando como base o atual sistema de administração e legislação da área cultural.

A Especialização em Gestão Cultural é ofertada pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), com correalização da Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult); do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior; dos Laboratórios de Gestão Cultural; da Quitanda Soluções Criativas; e do Instituto BR de Cursos Profissionalizantes.