segunda-feira, 23 de novembro de 2015

CAMILO SANTANA PRESTIGIA A Xlll EDIÇÃO DO FESTBERRO EM TAUÁ

O Governador Camilo Santana, acompanhado do Secretário de Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira e da prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, participou na tarde de sábado (21) do encerramento da XIII Festberro, no Parque de Exposição Pedro Alexandrino Feitosa, em Tauá. A festa, realizada pela prefeitura do município com o apoio Governo do Estado, veio em boa hora para o pecuarista José Lima de Sousa, que aprendeu novas técnicas para a criação do rebanho de cabras e ovelhas que possui. “É uma festa que tem que existir, porque ela agrega os produtores e nos fornece muitas informações novas do setor durante os cursos que são oferecidos”, disse o produtor.
Aproveitando a tarde do sábado, Camilo visitou os stands gastronômicos, artesanais e participou da solenidade de premiação de animais de elite, que entregou R$ 25 mil ao vencedor. Para o governador, a Feira mostrou que, apesar do quarto ano consecutivo de estiagem, os criadores de animais conseguem superar as dificuldades. “A Festberro é um espaço de oportunidades, para que as pessoas conheçam a força do semiárido, a força do Inhamuns, a força do setor de caprinos e ovinos. Apesar das dificuldades como a seca, a gente vê a qualidade dos nossos animais, dos nossos produtos e mostra que, investindo em tecnologia e capacitação, é possível buscar alternativas para garantir que o setor de ovinos e caprinos continue consolidado no Ceará”, celebrou Camilo.
Para a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, o evento contemplou todo tipo de público, com a realização também do Festival Cultural com atrações musicais com entrada gratuita. “É um evento econômico, lucrativo, além dos negócios de animais, temos incremento no turismo, o festival cultural, com a apresentação de quatro bandas por noite, o festival gastronômico, e oficinas para se trabalhar com a manta do carneiro, com queijo, entre outras. É um evento muito grandioso”, salientou a prefeita.
Para o secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira, a parceria com os criadores de animais tem beneficiado a região. “O Festberro se consolidou como um dos maiores eventos do segmento no país. A Secretaria, através de vários projetos, vem ajudando a consolidar ainda mais a qualidade da carne de ovino e caprino dos Inhamuns como a melhor do Brasil”, concluiu.
Qualidade dos animais que fez o agropecuarista Alexandre Pedrosa, de Nova Russas, visitar a feira. “A qualidade é ótima e a genética é de ponta, principalmente em relação aos animais adaptados aqui ao nosso meio. Isso que a Festberro está trazendo para o produtor: as viabilidades econômicas dos animais, da forragicultura, entre outras coisas que são próprias à região, finalizou”.
Durante 3 dias, 1.700 animais, entre caprinos, ovinos, bovinos e aves, foram expostos por quarenta e seis expositores, agricultores e criadores, para um público de 10 mil pessoas por dia. A estimativa de negócios chega a R$ 1 milhão, entre leilões e financiamentos.
Acompanharam o governador Camilo Santana, na visita a Festberro, o Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque; o conselheiro do Tribunal de Contas do Município, Domingos Filho; o Deputado Federal Odorico Monteiro; os Deputados Estaduais Odilon Aguiar e Tin Gomes; além de outras autoridades locais.
Apoio
O evento é uma realização da Secretária de Cultura e Turismo de Tauá e contou com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e patrocínio do Governo do Estado do Ceará, através da Casa Civil.
Foto: Marcos Studart