Uma pesquisa realizada pela Agência Nacional de Telecomunicações
(Anatel) comprovou a insatisfação geral dos usuários dos serviços de
telefonia e de internet com a péssima qualidade do atendimento oferecido
pelas operadoras. A agência reguladora avaliou a satisfação dos
consumidores em todo o País em relação a itens como funcionamento dos
serviços, cobrança, oferta e contratação e atendimento, envolvendo
telefonia fixa, móvel e acesso à internet.
Aqueles que receberam as piores avaliações – entre todos os serviços –
estão ligados ao atendimento telefônico das prestadoras, o que inclui o
tempo de espera para falar com atendente e também a capacidade de
resolver demandas, como pedidos de mudança de planos e de correções em
faturas.
No geral, os serviços obtiveram uma nota razoável. A telefonia fixa
foi o serviço que recebeu a maior nota referente à satisfação dos
consumidores: 6,97, em uma escala que vai de zero a dez. Foi seguida
pela telefonia celular pós-paga, com nota 6,72; pré-paga, com nota 6,62;
e banda larga fixa, com nota 6,58.