Uma nova categoria de shopping centers se espalhou pelo País nos
últimos anos, com praças de alimentação vazias e tapumes no lugar de
vitrines. São os shoppings “fantasmas”. Hoje, quase metade das lojas dos
empreendimentos novos, inaugurados a partir de 2012, está fechada. Se
considerados todos os 498 shoppings centers em operação, o número de
unidades vagas chega a 12,2 mil. Esses pontos comerciais ociosos somam
uma área de 1,7 milhão de metros quadrados, o que equivale a 58
empreendimentos do tamanho do Pátio Higienópolis, em São Paulo, ou do
Shopping da Gávea, no Rio.
A parcela de lojas vagas nos shoppings brasileiros, revelada por um
estudo feito pelo Ibope Inteligência em parceria com a Associação dos
Lojistas de Shoppings (Alshop), atingiu neste ano níveis recordes e já
faz empreendedores reduzirem o aluguel e até deixarem de cobrar a
locação para segurar o lojista. Nos shoppings consolidados e abertos até
2012, a vacância é de 9,1%, o dobro da média histórica. Nos shoppings
novos, a ociosidade chega a 45%.