segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

LEÔNIDAS CRISTINO DEFENDE USO DA ÁGUA DO MAR PARA O ABASTECIMENTO DA RM DE FORTALEZA

Membro da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas do Congresso Nacional, o deputado Leônidas Cristino defendeu em sua página na rede social Facebook, a dessalinização da água do mar para uso no abastecimento da região Metropolitana de Fortaleza.

Veja o texto:
“O uso da água do mar para complementar o abastecimento no período de seca é uma alternativa que sempre defendi, apesar do custo elevado para separar a água do sal justifica-se revelando que a água cara é a inexistente.

O Ceará vai adotar tecnologia de dessalinização da água do mar para abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza. Depois de cinco anos de seca no Ceará, é chegado o momento de adotar esta tecnologia, dominada hoje no mundo para fornecer água ao consumo humano.

Um passo nessa direção foi dado pelo Conselho Gestor de Parcerias Público-Privada do Governo do Estado do Ceará, que autorizou a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) a publicar Aviso de Manifestação de Interesse para realização dos estudos e projetos destinados à adoção da tecnologia.


A medida abrange implantação, operação e manutenção de uma planta de dessalinização de água marinha com vazão mínima de 1 m3/s, com possibilidade de expansão futura.”