O Instalado em Sobral, na região Norte do Estado, o Hospital Regional Norte (HRN) comemora a renovação do certificado de Acreditado Pleno Nível II, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O reconhecimento é dado a hospitais que atendem aos critérios de segurança assistencial ao paciente, além de apresentar gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades, ações que identificam uma saúde de qualidade nos serviços ofertados à população dos 55 municípios da macrorregião Norte, atesta o documento.
Nos dias 5 e 6 deste mês de junho, o HRN recebeu a visita da equipe do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), entidade acreditadora credenciada pela ONA para avaliar a manutenção do certificado. Durante a avaliação, foram visitados serviços assistenciais, como emergência adulto, UTI Adulto, obstetrícia e neonatologia; de apoio da unidade, como centro de imagem, laboratório e farmácia, e administrativo, além de reuniões com os gestores da unidade hospitalar. O primeiro título de Acreditado Pleno – Nível II do Hospital Regional Norte foi concedido em 13 de julho de 2017, o que fez do HRN, o terceiro hospital público acreditado do Ceará.
A prestação dos serviços atestados pelo credenciamento como sendo de qualidade, fez a diferença no atendimento de pacientes como a dona de casa Valéria Gomes da Silva, 21 anos, moradora de Viçosa do Ceará, na Serra da Ibiapaba. Ela deu à luz ao pequeno Pedro Lucas, no centro de parto normal do serviço de obstetrícia. A criança nasceu prematura de 26 semanas e cinco dias, por isso, precisou ficar internada na UTI Neonatal, por mais de três meses para ter o desenvolvimento respiratório adequado, acompanhada pela equipe multiprofissional. “O atendimento é ótimo. Cuidaram muito bem de mim, agora estão tendo toda atenção com o meu filho. Antes de vir pra cá, minha vizinha me deu boas referências do HRN. Agora que o Lucas está na enfermaria canguru, eu fico mais aliviada, perto de ir pra casa”, comemora Valéria.
O diretor-geral do HRN, Daniel Hardy Melo, destaca a importância que o processo de acreditação traz para os pacientes. “Busca-se evidenciar quais melhorias e evoluções ocorreram desde a última visita realizada. Para os pacientes, é mais uma oportunidade para se assegurar do esforço que fazemos para garantir a qualidade e a segurança na assistência”, destaca Hardy.