quarta-feira, 8 de julho de 2020

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO CEARÁ É O 10º MAIS PRODUTIVO DO PAÍS DURANTE PANDEMIA


Mesmo com as mudanças no trabalho e na rotina causadas pelo novo Coronavírus, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) continua prestando serviço jurisdicional à população e se destacando entre os Tribunais estaduais de todo o País. Segundo os dados obtidos no painel analítico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que acompanha semanalmente a produção dos Tribunais brasileiros, a Corte cearense ocupa o 10º lugar na produção de sentenças e acórdãos, um total de 139.952, correspondente aos dias 16 de março e 28 de junho deste ano.
Os números são resultado esforço despendido pela atual gestão do TJCE, antes mesmo da pandemia, no sentido de intensificar medidas de digitalização do acervo processual e proporcionar condições favoráveis ao trabalho telepresencial. “A Gestão já vinha com foco no Núcleo de Produtividade Remota, no qual juízes, mesmo em locais distantes, trabalham remotamente em processos de outras comarcas, também digitais, inclusive, realizando audiências, o que também possibilitou esse enfrentamento no período da Covid. Portanto, o que o TJCE fez foi acelerar os processos que já estavam, na verdade, bastante avançados em suas medidas de gestão para possibilitar o Teletrabalho”, destacou o presidente do TJCE, desembargador Washington Araújo.
O esforço dos magistrados também resultou em números positivos no critério “decisões”. O Judiciário cearense proferiu 175.612 decisões, alcançando a 11ª posição do ranking. Além disso, o TJCE produziu 446.967 despachos e 3.859.808 movimentações processuais, ficando respectivamente na 10ª e 13ª posições em âmbito nacional.
Acesse o painel analítico do CNJ aqui.