terça-feira, 25 de agosto de 2020

ELEIÇÕES EM IPU

Na terra predileta do romancista José de Alencar, o cenário político já ganha o contorno das pré-candidaturas para o Executivo Municipal nas eleições que se avizinham, tampouco, pelos quadros constituídos ainda é cedo e precipitado falar-se em favoritismo em nosso querido Ipu.

A frente que forma o bloco de oposição se engenha em três diferentes alas. A primeira, com o lançamento do nome de Diego Carlos, pelo PDT, numa pré-candidatura impulsionada por Sérgio Aguiar. Diego, embora sendo um forte nome deste primeiro bloco vem de duas derrotas e recentemente sofreu baixa nas suas bases de apoio, com lideranças que foram cooptadas por Sérgio Rufino. 

Noutra frente, tem-se a turma do PROS impulsionando a candidatura do advogado Dr. Carlos Eduardo, filho de Nonato Martins e já foi vice-prefeito de Sérgio Rufino em seu primeiro mandato. O nome de Dr. Carlos também tem o apoio de veículos de comunicação da cidade, e inclusive, lidera uma chapa que tem como pré-candidato a vice, o radialista Hélio Lopes.

O terceiro bloco opositor se constitui na ala de Sávio Pontes do PSD, que defende a pré-candidatura de Flávio Alves, Professor. Mas, neste bloco, duas inseguranças se geram: a primeira, em torno da avaliação do peso e força política, em face do desgaste político de Sávio Pontes e a segunda, porque Flávio Alves é também amigo de estratégia de Sérgio Aguiar, via ala de Domingos Neto. 

Já no campo situacionista, tem-se o prefeito Sérgio Rufino, que está no PC do B, mas prepara uma estrutura regional para o PSB, partido pelo qual deverá sair candidato. Porém, Sérgio Rufino, considerado um prefeito acima da média, em face de ter contado com uma volumosa carteira de emendas conquistadas em Brasília, tem perdido considerável força no debate eleitoral, e nisso vem também perdendo a simpatia do eleitorado, uma vez que entre eleitores e aliados políticos, tem ele se apresentado com vestes da arrogância, dando viva demonstração de que o poder lhe subiu à cabeça, ao ponto de anunciar aos quatro cantos da região que sozinho conseguirá eleger um "poste" para seu sucessor na histórica cidade do Ipu, que merece muito mais de zelo e visão política.