sexta-feira, 28 de agosto de 2020

ESTABELECIMENTOS PRIVADOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL PODEM RETOMAR ATIVIDADES A PARTIR DE 1º DE SETEMBRO

O Governador Camilo Santana anunciou na tarde desta sexta-feira, 28, o novo decreto que delibera sobre a retomada das atividades econômicas no Ceará.  com validade somente a partir da próxima segunda-feira, 31 de agosto. 

O decreto autoriza o retorno de novas atividades esportivas e socioculturais, mas apenas nos municípios que já cumpriram a Fase 4 do Plano de Retomada Responsável, ou seja, Fortaleza e cidades da Macrorregião de Saúde de Fortaleza. 

Pelo novo regulamento, a partir do dia 1º de Setembro podem retornar os estabelecimentos privados de Educação Infantil, Creche e Pré-Escola, mas em primeiro momento, com um limite de capacidade para 30% no número de crianças, já que esses mesmos estabelecimentos devem continuar dando aos pais a opção do ensino remoto. 

Estarão permitidas atividades esportivas em locais abertos como areninhas e quadras esportivas. Também voltarão a funcionar teatros, museus, bibliotecas e cinemas, mas também na condição de uma capacidade reduzida a 35%. E só a partir do dia 14 de setembro, estarão liberados os pequenos eventos, desde que, com um número máximo de até 100 pessoas. 

Em pronunciamento, o Governador Camilo Santana lembrou que o retorno dessas atividades está condicionado a um rigoroso protocolo de segurança sanitária e de capacidade reduzida, e destacou: "Nós discutimos dentro da orientação dos especialistas a situação da pandemia e definimos as decisões em relação ao novo decreto. Sempre temos nos pautado pelos dados científicos e com muita precaução a retomada das atividades econômicas. As medidas sempre foram tomadas ouvindo os especialistas, com prudência e responsabilidade. Estamos avançando bem no Ceará na retomada da economia e sempre melhorando os números em todas as macrorregiões", disse ao anunciar a elaboração do novo plano de medidas.