sexta-feira, 28 de agosto de 2020

ZEZINHO ALBUQUERQUE PROMOVE INAUGURAÇÕES NO VALE DO JAGUARIBE

O Secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque, inaugurou no município de Russas, juntamente com o prefeito Weber Araújo, a Central Municipal de Reciclagem Vicência Santiago, localizada no bairro Várzea Alegre. 

As Centrais Municipais de Reciclagem fazem parte de um conjunto de empreendimentos que compõem o Sistema de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Através do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais do Ceará – Vale do Acaraú e Vale do Jaguaribe – Cidades II, as CMRs surgiram como fruto de um acordo de empréstimo firmado entre o Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Através deste programa, os municípios que fazem parte do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, receberão estruturas necessárias e adequadas ao cumprimento das obrigações trazidas pelas Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos, cabendo às administrações públicas municipais e aos respectivos consórcios a operacionalização e gestão desses equipamentos. 

Sobre a importância desses equipamentos, Zezinho Albuquerque destaca: “A Secretaria das Cidades vem colaborando no processo de estruturação das gestões municipais beneficiadas pelo Programa Cidades II, promovendo a articulação dos catadores das regiões afetadas e incentivando a elaboração de Projeto de Coleta Seletiva e Educação Ambiental”, ressaltou Zezinho, que vem desenvolvendo um excelente trabalho frente à Secretaria das Cidades.