quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Morre a rainha Elizabeth II, aos 96 anos, após sete décadas de reinado


 A rainha Elizabeth II morreu, nesta quinta-feira (8/9), aos 96 anos, após sete décadas de reinado. A informação foi confirmada pelas redes sociais do Palácio de Buckingham. “A rainha morreu em paz, nesta tarde (8/9), no Palácio de Balmoral. O rei e a rainha consorte vão permanecer em Balmoral e retornam a Londres amanhã”, diz o comunicado.

A bandeira do Reino Unido, na porta do Palácio de Buckingham, foi hasteada a meio-mastro, às 18h30 (horário local). A nota oficial sobre a morte de Elizabeth também consta nos portões da residência oficial.

O rei Charles III, que assumiu automaticamente o trono do Reino Unido, divulgou comunicado oficial lamentando o falecimento da monarca. “Nós estamos em luto profundo com a passagem na nossa querida soberana e mãe amada. Eu sei que a morte dela será sentida por todo o país”, escreveu.

A primeira-ministra da Inglaterra, Liz Truss, lamentou a morte de Elizabeth em frente à residência oficial. Ela aproveitou para anunciar que o novo monarca escolheu ser chamado de rei Charles III.

Durante o dia

No início da tarde, os assessores da rainha soltaram nota sobre a frágil estado de saúde da monarca. A família real imediatamente se deslocou até o Palácio de Balmoral, na Escócia, o que preocupou especialistas. Com a veiculação da notícia, uma multidão começou a se formar na porta do Palácio de Buckingham, em Londres, para estender faixas e flores em apoio à rainha Elizabeth.

Na terça-feira (6/9), a monarca empossou a nova primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss. Por ordens médicas, a soberana cancelou toda a sua agenda de compromissos nos últimos dias. Ela estava no Castelo de Balmoral, na Escócia, onde passava férias.