sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Secretaria da Saúde de Sobral zera fila de espera por biópsias de próstata no município


O Centro de Especialidades Médicas (CEM) Doutor Aristides Andrade zerou, no mês de agosto, a fila de espera por biópsias de próstata em Sobral. Desde o retorno dos procedimentos, em março deste ano, foram realizadas 59 biópsias.  

A biópsia é solicitada após resultados anormais nos exames de toque e Antígeno Prostático Específico (PSA). Para os casos em que o resultado da biópsia é positivo, a gerente do CEM, Walkiria Viana Landim, explica que é marcado imediatamente o retorno do paciente para uma consulta com o especialista. “Entramos em contato com o paciente marcando o retorno dele para uma consulta com o urologista e, a partir dessa consulta, fazemos o encaminhamento para que seja realizado o devido tratamento”, explicou.

Ela destaca, ainda, a importância de ter zerado essa fila. "Isso garante que o paciente, ao ser encaminhado, tenha uma maior agilidade no atendimento, tendo em vista que o tratamento precoce é importante para o combate ao câncer de próstata", ressaltou. 

Walkiria reforça que os pacientes que chegam ao CEM para atendimento com o urologista são encaminhados por meio dos Centros de Saúde da Família (CSF) de todo o município. “O CSF é a porta de entrada para todos os serviços especializados. É lá que o homem faz, inicialmente, os primeiros exames que podem apontar para o risco de câncer de próstata, como é o caso do exame de toque retal. Ao observar qualquer indício, suspeita ou resultados fora do normal nos exames, a equipe do CSF, por meio da equipe de regulação do município, encaminha o paciente para o serviço especializado”.

De acordo com o médico urologista Bruno Mapurunga, a biópsia é o único exame capaz de diagnosticar o câncer de próstata. “Ele é solicitado quando há uma grande suspeita da doença, quando o homem está com PSA muito elevado ou, no exame do toque retal, o médico identifica que há um nódulo suspeito”, enfatizou o urologista.

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.