terça-feira, 13 de setembro de 2022

NO STF, ROSA WEBER ATACA DISCURSO QUE “DIVIDE PAÍS ENTRE BEM E MAL”


O discurso em defesa da democracia e da Constituição ecoou na posse da ministra Rosa Weber como nova presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nesta segunda-feira (12/9). Tanto no discurso da nova gestora, quanto nas falas da ministra Cármen Lúcia, a palavra foi de momentos de “desassossego”, de “momentos difíceis” e da necessidade de se proteger o Estado Democrático de Direito, as liberdades individuais e a democracia, “consagrada pela Constituição, cuja a guarda compete ao STF”.

Em discurso emocionado e direto, Weber ressaltou que o mundo e o Brasil vivem tempos difíceis e de “maniqueísmos indesejáveis”. Ela se referiu à filosofia religiosa defendida pelo profeta persa Manes ou Maniqueu, que consiste na visão de mundo baseada em luz e trevas; bem e mal. 

Segundo ele, essa é a visão que tem norteado o período eleitoral, baseado em propagandas e discursos que tratam como “eles ou nós”, “bem ou mal”, adversários políticos.

“Vivemos tempos difíceis, de maniqueísmos indesejáveis, o STF não pode desconhecer essa realidade. Até porque o STF tem sido alvos de ataques injustos e reiterados por parte de quem desconhece o texto constitucional e ignora as atribuições cometidas a essa Corte pela Constituição. Constituição que nós, juízes e juízas, juramos obedecer”, ressaltou a nova presidente do STF.