quinta-feira, 29 de setembro de 2022

TSE: “AUDITORIA” DO PL NAS URNAS TRAZ COMCLUSÕES “FALSAS E MENTIROSAS”


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reagiu de forma dura à “auditoria” divulgada nesta quarta-feira (28/9) pelo PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição. A “auditoria” aponta uma “série de falhas” e ao menos 24 “irregularidades” que, segundo o PL, poderão impactar nos resultados das eleições deste ano.

Para o TSE, “as conclusões do documento intitulado ‘resultados da auditoria de conformidade do PL no TSE’ são falsas e mentirosas, sem nenhum amparo na realidade, reunindo informações fraudulentas e atentatórias ao Estado Democrático de Direito e ao Poder Judiciário, em especial à Justiça Eleitoral, em clara tentativa de embaraçar e tumultuar o curso natural do processo eleitoral”. 

A quatro dias das eleições gerais no país, o PL endossa as críticas de Bolsonaro contra o sistema eleitoral e alerta ter encontrado 24 falhas que vão contra a “Constituição Federal, leis, resoluções, normas técnicas e boas práticas”.

Em nota, o partido alega que, sem a segurança necessária, o sistema eleitoral fica exposto a “vulnerabilidades relevantes”.