sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

FUNCEME DIVULGARÁ NOVO PROGNÓSTICO DE CHUVAS NA SEGUNDA-FEIRA

A previsão climática para os meses de março, abril e maio de 2014 será divulgada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) nesta segunda-feira (24), às 10 horas, na sede do órgão (Avenida Rui Barbosa, 1246 – Aldeota). O documento a ser apresentado, mostrará a reavaliação das condições termodinâmicas dos oceanos Atlântico e Pacífico e da atmosfera. Também serão considerados os modelos atmosféricos da Funceme e de várias instituições nacionais e internacionais.

“Estamos rodando nosso modelo e avaliando a evolução dos sinais. Também aguardamos os resultados dos modelos apresentados na III Reunião de Análise e Previsão Climática para o Norte do Nordeste do Brasil, que acontece nos dias 20 e 21 de fevereiro, em Natal/RN, da qual a Funceme participa com meteorologistas de todo o País. Se houver alguma alteração nos sinais em relação ao que apresentamos em janeiro, o novo prognóstico vai indicar essa mudança”, explica Eduardo Sávio Martins, presidente da Funceme.

Ele lembra que, no último dia 21 de janeiro, a Funceme divulgou prognóstico das chuvas de fevereiro, março e abril, apontando 40% de probabilidade de chover abaixo da média histórica, 35% de chance de chover na média e probabilidade de 25% para chuvas acima da média. Assim como este primeiro prognóstico de 2014, o novo documento a ser apresentado na segunda-feira, 24 de fevereiro, será de fundamental importância para nortear ações do Governo do Estado que são impactadas pelo regime de precipitações.