A Santa Casa de Misericórdia de Sobral lança, nesta sexta-feira (01/03), a campanha "Minha Mama: Reconstruindo vidas de mulheres mastectomizadas", que busca oferecer suporte e promover qualidade de vida para mulheres que passaram pela mastectomia devido ao câncer de mama e enfrentam desafios relacionados ao preconceito e à autoestima. A iniciativa visa disponibilizar consultas semanais com cirurgiões plásticos, direcionadas à população dos municípios da região Norte do Ceará.
Para participar, as mulheres interessadas devem entrar em contato com o Centro de Saúde da Família (CSF) ou com a Secretaria da Saúde para inserção do seu encaminhamento no Sistema de Regulação. Durante a avaliação no hospital, será verificado se a paciente possui condições para receber uma prótese mamária. Caso seja viável, ela será agendada para a cirurgia de reconstrução mamária tardia, recebendo uma prótese adequada ao seu corpo e necessidades específicas.
"Essa ação representa um passo significativo na jornada de recuperação e empoderamento das mulheres mastectomizadas, proporcionando não apenas a reconstrução física, mas também o fortalecimento da autoestima e a superação do estigma social", destacou a gerente de contratualização e regulação da Santa Casa, Nayana Silveira.