quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Artesã de Sobral é eleita delegada de empreendimentos de economia solidária do Ceará e representa o setor em evento nacional


Entre os dias 6 e 9 de dezembro, a artesã Eufrasia Chaves representou o trabalho realizado pela Casa da Economia Solidária de Sobral, na IV Plenária Nacional de Economia Solidária, que ocorreu em Brasília. A ida da artista se deu devido à votação durante plenária estadual, em junho deste ano, que a elegeu como delegada de empreendimentos de economia solidária do estado do Ceará.

O evento, organizado pelo Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), reuniu 26 estados e contou com cerca de 225 representantes de empreendimentos solidários, gestores públicos e entidades de apoio e fomento à economia do bem viver.

Durante a iniciativa, que teve como lema “A economia solidária como estratégia de resistência e alternativa à crise do capitalismo, na luta pela radicalização da democracia”, a representante do município participou de oficinas, workshops, debates e palestras.

Além disso, também teve a oportunidade de estreitar laços com grupos de artesanato de outras regiões do Brasil e explicar como é desenvolvida a economia solidária pela Prefeitura de Sobral, por meio da Casa da Economia Solidária, administrada pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), que atende atualmente 19 grupos nas áreas de agricultura familiar, artesanato e gastronomia.  

Segundo a artesã Eufrásia Chaves, Sobral foi elogiado por seu trabalho no segmento e, para ela, participar do evento foi uma experiência única e de superação, que proporcionou grandes trocas de conhecimento.  “O que pude perceber, durante a Plenária, é que Sobral está muito avançado em questão da economia solidária, no quesito de infraestrutura, locais de venda, parcerias com instituições e principalmente por ter uma gestão que nos apoia bastante, dando espaço pra gente comercializar sem nenhum custo,” afirma.

“Ter essa representação em Brasília só comprova o quanto estamos à frente no segmento de Economia Solidária, com uma raiz consolidada e efetiva das verdadeiras práticas dessa economia. Isso traz visibilidade, fortalece cada vez mais o nosso trabalho e confirma que estamos no caminho certo”, ressalta a secretária da STDE, Sandra Arcanjo.

Assessoria de Comunicação da STDE

Jornalista responsável: Lyz Vasconcelos