terça-feira, 27 de dezembro de 2022

O Ministério da Educação (MEC) antecipou os calendários para inscrições nos processos seletivos do Sisu, ProUni e do Fies em 2023.

 


O Ministério da Educação (MEC) antecipou as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2023), do Programa Universidade para Todos (Prouni 2023) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies 2023).


Segundo a pasta, os editais, com todos os critérios e cronogramas para o Sisu, o Prouni e o Fies, serão publicados em janeiro.


“O ENEM, que é o Exame Nacional do Ensino Médio, substituiu em boa parte os vestibulares tradicionais das maiores Instituições do Ensino Superior no Brasil, vindo a se tornar a principal porta de entrada dos estudantes ao ensino superior. Além do mais, é através da nota do ENEM que esses mesmos estudantes têm acesso à programas como o FIES e o PROUNI. Portanto é imprescindível que os cronogramas estejam alinhados com o início do semestre letivos das Instituições de Ensino Públicas e Privadas”, pontuou Otaviano Costa Coord.Fies/Prouni FVS. 


PRINCIPAIS MUDANÇAS


Para o Sisu, o prazo de inscrição é de 16 a 24 de fevereiro de 2023, com resultado previsto para o dia 28 fevereiro. Antes da antecipação dos calendários, esse resultado estava previsto para ser divulgado apenas na primeira semana de março. 


O início das inscrições para o ProUni está previsto para o dia 28 de fevereiro, mesma data em que os resultados do Sisu serão divulgados. O encerramento das inscrições será no dia 3 de março. Ainda em março, os candidatos poderão participar do processo seletivo do Fies, que é o Fundo de Financiamento Estudantil. As inscrições terão início no dia 7 e terminarão no dia 10.


De acordo com o Ministério da Educação, a divulgação da quantidade de vagas a serem ofertadas na primeira edição dos processos de 2023 deve ocorrer em datas próximas da abertura de inscrições. Mas antes, em janeiro, ocorrerá a divulgação dos editais com todos os critérios e cronogramas dos três processos seletivos.


Segundo a pasta, a classificação é feita com base na nota obtida no Enem de 2022, em todos os processos seletivos. O ProUni também aceitará notas do Enem de 2021. Já quem participou de edições anteriores do exame, a partir de 2010, poderá se inscrever no Fies.


As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, por meio do portal Acesso Único.