terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Moradores do bairro Dom José recebem orientação sobre o descarte correto de materiais recicláveis na Ilha Ecológica


A Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), por meio da Gerência de Educação Ambiental, realizou, na quarta-feira (14/12), a sensibilização ambiental com os moradores das residências próximas ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Dom José, onde está localizada uma das ilhas ecológicas do município de Sobral.

Além dos técnicos de educação ambiental, esse momento de sensibilização contou com a participação das crianças que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS Dom José, que tiveram um papel importante nessa conscientização com a comunidade local.

Atualmente, Sobral conta com 16 ilhas ecológicas espalhadas pela cidade para recebimento de materiais recicláveis, como papel, plástico, metal e vidro. Todo o material colocado nas ilhas é direcionado para as Centrais Municipais de Reciclagem (CMRs), gerando renda para os catadores associados e dando a devida atenção e respeito ao meio ambiente.

Durante a ação, os agentes orientaram a população sobre os materiais que podem ser colocados na ilha, bem como apresentaram o calendário da coleta sistemática do município, informando que o lixo só deve ser colocado nas calçadas nos dias em que o caminhão passa no bairro. Além disso, disponibilizaram o contato da Coleta Programada (0800 275 2325), serviço gratuito de coleta em domicílio de materiais inservíveis, como móveis velhos, pedaços de madeira e metal, feito pela Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep).