quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

ASSEMBLEIA EMPOSSARÁ GOVERNAXDOR E VICE-GOVERNADORA NESTE DOMINGO (01/01/2023)

A Assembleia Legislativa do Ceará empossará, neste domingo (01/01/2023), o governador eleito Elmano Freitas (PT) e a vice-governadora eleita Jade Romero (MDB). A solenidade terá início às 7h30min, em sessão extraordinária, no Plenário 13 de Maio. Os gestores serão empossados pelos deputados estaduais, em trabalhos que devem ser conduzidos pelo atual presidente da Casa, Evandro Leitão (PDT).

Os parlamentares que empossarão governador e vice-governadora serão os da atual legislatura. Já os deputados estaduais eleitos em outubro deste ano assumem os cargos apenas em 1º de fevereiro de 2023.

Conforme o coordenador de Eventos e Cerimonial da Alece, Edson Santos Júnior, antes da posse, Elmano Freitas deverá renunciar ao mandato de deputado estadual, para estar apto a assumir o mandato de governador, o que deve se dar nos próximos dias.

Como será a posse

A previsão do roteiro da posse, conforme a Coordenadoria de Eventos e Cerimonial da Casa, é que Elmano de Freitas e Jade Romero sejam recepcionados pelo presidente da Alece, Evandro Leitão, e por uma comitiva de deputados estaduais, antes de se dirigir ao Plenário 13 de Maio.

Conforme Edson Santos Júnior, a sessão solene será aberta pelo presidente Evandro Leitão, que designará comitiva de parlamentares para conduzir Elmano Freitas e Jade Romero à solenidade. Na sequência, ambos serão empossados. A previsão é de que o governador eleito faça pronunciamento na ocasião. Na Assembleia, o público terá acesso à cerimônia por meio das galerias onde são acompanhadas as sessões ordinárias da Casa.

Após a solenidade na Alece, Elmano e Jade seguem para o Palácio da Abolição, onde a governadora Izolda Cela oficialmente transmitirá o cargo ao governador eleito, a partir das 9 horas.


Perfis

Elmano Freitas - Está em seu segundo mandato de deputado estadual, foi eleito governador do Ceará, no primeiro turno, em 2 de outubro. Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele recebeu 2.808.300 votos (54,02% do total). Natural de Baturité, é filho do agricultor Francisco Feitosa da Costa, “seu Odilon”, e da professora Elma de Freitas da Costa.

Ele se formou em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1989. Sua luta social começou nas Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica (CEBs). Atuou na Rede Nacional de Advogados Populares (Renap), bem como na defesa jurídica e política do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (atual MTST), na condição de advogado. Foi secretário de Educação de Fortaleza e coordenador do Orçamento Participativo na gestão da ex-prefeita de Fortaleza e atual deputada federal Luizianne Lins (PT).

Em 2013, foi eleito presidente do PT de Fortaleza. Nas eleições de 2014, foi eleito deputado estadual com mais de 44 mil votos. Em 2017, assumiu a presidência da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). Nas eleições de 2018, foi reeleito para o Poder Legislativo, com 68.594 votos.

Jade Romero - Mestranda em administração pública pelo Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP/UL), foi secretária executiva de Esporte do Governo do Estado e secretária

Municipal de Participação Popular em Fortaleza.

No dia 2 de outubro, Jade Romero foi eleita na chapa encabeçada por Elmano Freitas para o Governo do Estado. Candidatos pela coligação "Ceará cada vez mais forte", formada pela Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV), PP, MDB, PRTB, Federação Psol/Rede, SD e Pros, obtiveram 2.808.300 votos (54,02% do total).

Texto e edição: Salomão de Castro