terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social promove Fórum sobre participação e controle social nas políticas públicas

 


A Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social (Sedhas), por meio da Coordenação de Articulação Intersetorial, realizou, na manhã de terça-feira (29/11), o fórum "Avanços e desafios no fortalecimento da participação e controle social nas políticas públicas do município de Sobral". O evento foi realizado no auditório da Prefeitura de Sobral e contou com a presença de servidores da Sedhas e de membros dos conselhos municipais.

A vice-prefeita Christianne Coelho comentou sobre a relevância do encontro. “Estamos terminando de viver um momento do país em que os conselhos foram desencorajados, onde as conferências deixaram de acontecer, e a gente aqui, terminar o ano com um fórum desse, com representação de vários conselhos, é muito importante. Esperamos que a partir de 2023 os encontros voltem a acontecer e a participação seja mais valorizada”.

O momento contou com a palestra do defensor público, Francisco Edilson Loiola Filho, tratando acerca dos avanços do município nas políticas públicas. Além disso, também foram realizadas rodas de conversa com os representantes dos conselhos municipais. O objetivo é identificar as políticas públicas que acontecem em Sobral e como viabilizar maior participação da população e das organizações sociais, principalmente de grupos minoritários e em situação de vulnerabilidade social.

Participaram ainda da mesa a secretária dos Direitos Humanos e da Assistência Social, Andrezza Coelho, representantes do controle social e servidores da área de formulação de políticas públicas da Saúde, Educação e outros.

CONSELHOS MUNICIPAIS

A Sedhas possui seis conselhos municipais ligados à sua estrutura: Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), Conselho Municipal dos Direitos Humanos de Sobral (CMDHS), Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Sobral (CMDPDS), Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Conselho Municipal da Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).