sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Encontro Sobral Cidade Viva: Transformações Urbanas e seus impactos são abordados em evento de 5 anos do Ceará Pacífico


Os cinco anos do Pacto por um Ceará Pacífico em Sobral foram celebrados na Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia, nesta terça-feira (20/12), no Encontro Sobral Cidade, que promoveu uma troca de experiências e o fortalecimento da prevenção à violência. 

Como parte da programação, a secretária do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Marília Ferreira Lima, apresentou as Transformações Urbanas pelas quais Sobral vem passando nos últimos anos. Ela detalhou experiências destas transformações que ocorreram por meio da revitalização e requalificação de praças e espaços públicos, o impacto dessas ações na ocupação destes espaços e como isso influencia na diminuição da violência. 

“Um espaço que antes era sujo, mal iluminado e dava a impressão de estar ‘largado’ não atraía as pessoas, crianças ou famílias e logo estava à mercê de coisas ruins. Já um local revitalizado, com pinturas, espaço para convivência saudável, brincadeiras e até mesmo prática de esportes, muda completamente a realidade daqueles que vivem ao redor”, explica a gestora que acompanhou grandes avanços como este na cidade de Sobral. 

São alguns exemplos de transformação urbana: o Alto do Cristo (Alto do Cristo), o Parque Aurélio Ponte (Pedrinhas) e o Parque Lagoa da Fazenda (Coração de Jesus).