sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

ELMANO DE FREITAS RENUNCIA AO MANDATO DE DEPUTADO ESTADUAL E SUPLENTE É EFETIVADO


O deputado estadual Elmano de Freitas da Costa (PT) renuncia ao mandato. A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa faz uma reunião na manhã desta sexta-feira (30), para oficializar a renúncia e efetivar o suplente George Lima de Araújo, que em 2018 obteve um total de 8.376 votos pela coligação PT, PV e PSB. George Lima, de fato, não é o primeiro suplente, mas será efetivado no cargo por que os dois primeiros suplentes não querem ser deputados por apenas um mês.

Os dois primeiros suplentes: Pedro Ferreira Mesquita Filho, conhecido como PP Cell e Guilherme Sampaio, o segundo suplente, são vereadores de Fortaleza e teriam que renunciar aos mandatos. Os vereadores ainda têm dois anos de mandatos e o substituto de Elmano só terá mais um mês de mandato, pois a atual legislatura para que foi eleito termina no dia 31 de janeiro. Elmano assumirá o mandato de governador do Estado do Ceará no próximo domingo, às 7:30, em sessão especial da Assembleia Legislativa cearense.

Elmano de Freitas nasceu no município de Baturité, em 12 de abril de 1970, filho do agricultor Francisco Feitosa da Costa, “seu Odilon”, e da professora Elma de Freitas da Costa. O chefe do Executivo cearense se formou em Direito pela Universidade Federal do Ceará e é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1989.

A sua luta social começou nas Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica (CEBs). Atuou na Rede Nacional de Advogados Populares (RENAP), bem como na defesa jurídica e política do MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, na condição de advogado. Foi secretário de Educação de Fortaleza e coordenador do Orçamento Participativo na gestão da ex-prefeita Luizianne Lins (PT).

Elmano foi candidato à prefeitura de Fortaleza em 2012, obtendo quase 600 mil votos no segundo turno. Em 2013, foi eleito presidente do PT de Fortaleza. Em 2013, tomou posse como presidente do PT Fortaleza, cargo no qual permaneceu até 2017, mesmo ano em que assumiu a presidência da  Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). Nas eleições de 2014, foi eleito dep. estadual com mais de 44 mil votos. Nas eleições de 2018, foi eleito dep. estadual com 68.594 votos. Candidatou-se à Prefeitura de Caucaia (CE) nas eleições de 2020, mas ficou em 4° lugar na disputa.

Em 2022, Elmano candidatou-se a governador do Ceará. Ele foi escolhido pelo PT em meio ao rompimento com o PDT no Ceará, resultante da não preferência à sucessão de Izolda Cela, que havia assumido o cargo após a renúncia de Camilo Santana para que se candidatasse a senador. Elmano venceu a eleição com 2.808.300 votos (54,02%), levando o governo estadual no primeiro turno. Ele obteve maioria de votos em 178 cidades cearenses.

(Blog do Edson Silva)