terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Diplomado, Lula vai anunciar novos nomes para ministérios. Veja quais



Na reta final dos trabalhos da equipe de transição, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começou a anunciar, na última semana, os nomes dos ministros que farão parte de seu terceiro mandato. O grande desafio, porém, é acomodar aliados e representantes dos 15 partidos que o apoiaram no segundo turno das eleições deste ano.

Após Lula confirmar os cinco primeiros ministros, a expectativa é que novos titulares sejam anunciados para as pastas ao longo desta semana. O futuro presidente aguardava a diplomação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para oficializar os nomes. Com a etapa vencida nesta segunda, a previsão é que os chefes de ministérios como Educação, Cultura e Meio Ambiente estejam entre os próximos anúncios.

Até agora, já foram formalizados os nomes de Fernando Haddad (PT) para a Economia, que deverá voltar a se dividir — pelo menos, entre Fazenda e Planejamento; do ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro como ministro da Defesa; do senador eleito Flávio Dino (PSB) para a pasta da Justiça e Segurança Pública; do governador Rui Costa (PT) como ministro-chefe da Casa Civil; e do embaixador Mauro Vieira para o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty).