sábado, 17 de dezembro de 2022

Posse de Lula: apoiadores variam entre comemoração e medo de violência

 


No dia 1º de janeiro de 2023 milhares de pessoas se reunirão no centro de Brasília para acompanhar a cerimônia de posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o terceiro mandato como presidente da República. No entanto, depois dos atos violentos que eclodiram na capital, na última segunda-feira (12/12), apoiadores do petista relatam receio de que os episódios de hostilidade se repitam.

Organizadores do evento estimam que entre 100 mil e 150 mil pessoas devem ir à capital federal para o evento. O público pode ser maior do que o da posse de Jair Bolsonaro (PL), em 2019, que contou com 115 mil espectadores. Além da solenidade oficial, a equipe prepara o Festival do Futuro, uma festa com a presença de mais de 20 artistas e dois palcos.

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) prevê ocupação entre 90% em dezembro. Alguns hotéis da capital federal já estão sem vagas para o dia 1º de janeiro.

O cientista político e estudante de filosofia Eduardo Gonçalves, de 26 anos, morador de Brasília, planejava comparecer ao evento pela primeira vez. Porém, depois de ficar ilhado na universidade onde estuda por causa da rebelião dos bolsonaristas, ele está reavaliando a participação.