quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Lula oficializa Camilo Santana no Ministério da Educação; veja novos ministros anunciados

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou oficialmente, nesta quinta-feira (22), o senador eleito Camilo Santana (PT) como ministro da Educação. A indicação do cearense era especulada há algumas semanas. Além dele, também eram cotados para a função da governadora do Ceará, Izolda Cela (sem partido), e o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG).

A decisão de nomear o cearense para a pasta foi tomada na última segunda-feira (19), durante encontro entre o presidente e o senador eleito. Também participaram do encontro a governadora Izolda Cela, o governador eleito Elmano de Freitas, o novo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e representantes da bancada parlamentar do PT.

 A indicação do ex-governador do Ceará foi uma forma de neutralizar uma ofensiva feita pela bancada federal do PT em prol da nomeação do deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG). À época, o nome mais cotado era o de Izolda Cela, contudo, houve resistência por ela não ser um quadro filiado do PT.

Conforme informou o colunista de política Inácio Aguiar, a ex-pedetista ainda deverá ter um papel estratégico no Ministério. Ela deve assumir a Secretaria Nacional de Educação Básica.