sábado, 1 de fevereiro de 2014

CAMPANHA DA ASSEMBLEIA MOBILIZA CEARENSES CONTRA O USO DE DROGAS

“Vamos discutir e esclarecer sobre as drogas sem tabus ou meias palavras. A prevenção é o melhor caminho. É possível construir um Ceará sem drogas”. As palavras do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Albuquerque (Pros), abriram o lançamento da campanha “Ceará sem Drogas” no Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, anexo II da Casa, na manhã desta sexta-feira (31/01).

O parlamentar deixou claro que não serão medidos esforços para alcançar o objetivo de mobilizar a sociedade para a importância da prevenção e do enfrentamento à dependência química. “Vamos percorrer todas as regiões do Ceará para juntos encontrarmos soluções”, afirmou. O presidente reforçou que o importante é o esclarecimento. “O assunto será tema permanente nas rodas de conversa entre pais e filhos, professores e alunos, médicos e pacientes”, afirmou.


Para dar início a essa grande “roda de conversa”, a Assembleia Legislativa trouxe o comentarista esportivo e ex-jogador de futebol Walter Casagrande. Ele foi internado em 2007 e passou um ano sendo tratado contra a dependência química. “Essa campanha é essencial, porque o esclarecimento é o mais importante”, afirmou. Ele revelou que começou a usar drogas por ter vivido um contexto diferente do atual, em uma época onde não havia esclarecimento e sim um “certo glamour” em torno do assunto. 



O ex-jogador fez declarações sobre o assunto em questões polêmicas. Afirmou que o Brasil ainda está engatinhando em relação ao combate às drogas, mas que já percebeu que o tema precisa ser debatido. Casagrande também se declarou contra a descriminalização da maconha. “Eu não era contra, mas hoje não posso ser a favor de algo que me destruiu”, declarou. Comentou também que a internação voluntária é o ideal, mas reconheceu que algumas vezes o dependente não é mais capaz de tomar as próprias decisões, como foi no caso dele.    



Na campanha lançada pela AL está prevista ainda uma série de encontros em todo o Ceará, reunindo lideranças políticas, educadores, estudantes, profissionais de saúde e a população em busca de soluções para o problema. José Albuquerque lembrou que a campanha vai integrar outras ações já em andamento no Ceará, como a campanha “Crack: é possível vencer”. 



Estiveram presentes ao lançamento o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; o secretário da Saúde do Estado, Ciro Gomes; a assessora Especial de Políticas Públicas sobre Drogas do Estado, Socorro França; a coordenadora Especial de Políticas sobre Drogas de Fortaleza, Juliana Sena; o representante do Estado, Danilo Serpa; a defensora pública Andréa Coelho; o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Luiz Gerardo de Pontes Brígido; o promotor Francisco Eunatan Carlos de Oliveira, representando o Procurador Geral de Justiça do Ceará.



Também marcaram presença os deputados Júlio César Filho (PTN); Bethrose (PRP); Eliane Novais (PSB), Fernando Hugo (SDD), Antônio Granja (Pros), Professor Teodoro (PSD), Tin Gomes (PHS), José Sarto (Pros), Gony Arruda (PSD); além de parlamentares, prefeitos, vereadores e representantes da sociedade civil e entidades que atuam na luta contra as drogas.