segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

DILMA EMPOSSA QUATRO NOVOS MINISTROS

A presidente Dilma Rousseff vai dar posse nesta segunda-feira (3) a quatro novos ministros, na primeira etapa de reforma ministerial do governo. O ex-ministro da Educação Aloizio Mercadante assumirá a Casa Civil, enquanto o ex-secretário-executivo da Educação José Henrique Paim vai comandar a pasta; o médico Arthur Chioro será o novo ministro da Saúde (Alexandre Padilha deixou o cargo para uma provável candidatura ao governo de São Paulo); e o ex-porta-voz da Presidência da República Thomas Traumann estará à frente da Secretaria de Comunicação Social.
A cerimônia de posse está marcada para as 11h desta segunda-feira no Palácio do Planalto. Parlamentares e outros ministros devem participar do evento. As nomeações dos quatro novos ministros e as exonerações das quatro pessoas que deixaram seus postos foram publicadas nesta segunda no Diário Oficial da União.


A presidente iniciou na quinta-feira (30) as mudanças em seu ministério. Além de substituir ministros que devem ser candidatos nas eleições de 2014, como Padilha, Dilma pretende acomodar partidos da base aliada que não estão na Esplanada, para lhes garantir tempo na propaganda eleitoral de rádio e TV. A presidente também estuda como incluir legendas como PTB, PROS e PSD, e ampliar o espaço de seu principal aliado, o PMDB, que reclama por mais pastas nos ministérios.