segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

GOVERNADOR CID GOMES INAUGURA UPA EM CANINDÉ

Canindé, uma das principais cidades de romaria do Ceará e do país pela devoção a São Francisco, terá Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) a partir desta segunda-feira, 3 de fevereiro. Às 18h30min o governador Cid Gomes e o secretário da saúde do Estado, Ciro Gomes, farão a inauguração da nova unidade, que já começa a atender a população de Canindé na noite de segunda-feira. O número total de UPAs 24h construídas em diferentes regiões do Ceará pelo Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, aumenta para 16.  

Os 74.471 habitantes de Canindé terão na UPA, durante 24 horas, de domingo a domingo, até nos feriados, atendimento em casos de urgência e emergência, com médicos especialistas em clínica geral e pediatria. Entre os casos de urgência e emergência resolvidos na UPA estão dores no peito, crise de pressão arterial, diabetes descompensada, convulsão, quedas, fraturas não expostas. Além de atendimento médico e de enfermagem, os moradores farão na UPA exames, entre eles raio x. Com porte 1, a UPA 24 horas possui oito leitos, salas de observação, salas de medicação.

 Na UPA de Canindé o governo do Estado e o governo federal investiram R$ 2.887.320,45 na instalação e aquisição dos equipamentos. Desse total, R$1.487.320,45 do Estado e o restante do Ministério da Saúde. A manutenção da nova unidade é feita com recursos do Estado, União e município.