quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

GOVERNO DO CEARÁ REFORÇA SEGURANÇA EM ARACATI COM SISTEMA DE VIDEOMONITORAMENTO E BPRAIO

A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas em pé
O município de Aracati, no Litoral Leste, foi o primeiro do interior cearense a receber o novo sistema de fiscalização de alta tecnologia, juntamente com o grupamento da polícia de capacitação diferenciada, com foco no enfrentamento à criminalidade. O governador Camilo Santana inaugurou na manhã desta quarta-feira (31) o projeto de videomonitoramento, que conta com 17 câmeras dispostas por pontos estratégicos da cidade, além de entregar o Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio).
O chefe do Executivo, que recebeu o título de cidadão de Aracati, apresentou para os moradores a tecnologia que passa a operar no município. “Esse é só primeiro município do interior que vou levar o sistema de videomonitoramento, com câmeras que giram 360 graus, têm capacidade de identificar a placa do carro. Esse sistema que contratamos é uma ferramenta moderna para combater o crime e diminuir a violência. Tem câmera na entrada da cidade, na rodoviária, na Praça dos Prazeres. São 17 câmeras nos locais de maior movimento da cidade e o prefeito Bismarck Maia já se comprometeu a instalar mais oito em Aracati. Depois vamos para Canoa Quebrada para analisar mais pontos importantes”, disse o governador.
O projeto de videomonitoramento prevê a instalação de cerca de 700 câmeras em 38 cidades com população acima de 50 mil habitantes do Ceará. O investimento anual do Governo do Ceará na disposição das câmeras e operação do serviço é em torno de R$ 20 milhões para as 38 cidades. Os equipamentos se dividem entre os de monitoramento de imagens, com giro de 360º, e os que possuem tecnologia para ler placas de veículos, identificando os carros roubados e enviando sinal para as autoridades.
Celso Pereira, coordenador de implantação do projeto da SSPDS e Etice, explica como vai funcionar o sistema. “Trata-se de uma tecnologia para além das câmeras que reproduzem imagens de diversos pontos da cidade, para que a população possa ser monitorada de maneira permanente, inibindo a atuação de bandidos em áreas de comércio, bancos, locais de entrada e saída de motos. A ideia é fazer inteligência, antecipar e reduzir a criminalidade”.
Aracati vai também vai contar com a atuação de 37 policiais do BPRaio, divididos em seis equipes e comandados por um oficial da Polícia Militar. O grupamento terá 16 motos e uma viatura 4×4 exclusivos para auxiliar no policiamento ostensivo na cidade. O investimento em equipamentos e veículos é de cerca de R$ 900 mil – sem contar com a sede exclusiva do Batalhão, em parceria com a Prefeitura de Aracati.
“Me comprometi a levar o Raio para rodas as regiões do Estado. É uma polícia ostensiva, muito bem treinada. Onde o Raio atua, temos tido ótimos resultados. A partir de hoje, Aracati tem um batalhão próprio. Investimos comprando motos, viaturas, armas, fardamentos. Esses homens estão aqui para defender o povo de Aracati. É uma parceria com a Guarda Municipal, com a sociedade, com todos que querem o bem da cidade. O que for necessário fazer por parte do Governo para termos um Ceará mais tranquilo, não vou medir esforços. É o momento das pessoas se unirem”, disse Camilo Santana.
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, convocou a participação de todos para atingir os objetivos. “Quero agradecer o empenho do governador Camilo Santana, que está sempre em contato com a população e cobrando medidas da secretaria. Precisamos que vocês também ajudem. Não vamos resolver o problema da violência sem a participação de vocês. Liguem, denunciem, façam boletins de ocorrência. Aos nossos novos policiais, estamos com vocês e vamos ao trabalho!”.
Estiveram também presentes na solenidade o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque; o deputado federal José Airton Cirilo; os deputados estaduais Bruno Pedrosa e Osmar Baquit; o prefeito de Aracati, Bismarck Maia; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Ronaldo Viana; o comandante do BPRaio, tenente coronel Márcio Bezerra; o perito geral da Pefoce, Ricardo Macedo; o comandante do Corpo de Bombeiros em exercício, Luís Carlos Viana; entre outras autoridades.

Videomonitoramento

Os municípios contemplados com o sistema de videmonitoramento serão: Maracanaú, Maranguape, Eusébio, Acaraú, Crato, Caucaia, Aracati, Morada Nova, Quixadá, Itapajé, Limoeiro do Norte, Quixeramobim, Baturité, Russas, Iguatu, Juazeiro do Norte, Barbalha, Icó, Aquiraz, Beberibe, Cascavel, Horizonte, Pacajus, Pacatuba, Itapipoca, Sobral, Camocim, Canindé, Granja, São Benedito, Viçosa do Ceará, Tianguá, Trairi, Crateús, Acopiara, Boa Viagem e Tauá. São Gonçalo do Amarante também vai receber o monitoramento, apesar de não contar com 50 mil habitantes, em virtude do potencial econômico da região.
As cidades serão divididas em cinco grandes centros de captação de imagens; Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Tauá e Quixadá. Estes centros servirão como backups para as câmeras dos municípios da região, bem como ligarão os efetivos para casos em que se necessite de reforço no atendimento de ocorrências. A central de Fortaleza terá acesso a todas as câmeras do Estado.

BPRaio

O reforço do BPRaio integra a segunda fase de ampliação do batalhão especializado, após a regionalização que instalou nove bases em cidades-polo do Interior. Agora, municípios com mais de 50 mil habitantes já passam a receber o Batalhão, como quatro cidades da Região Metropolitana de Fortaleza: Eusébio, Maranguape, Maracanaú e Caucaia. Além de Crato, no Cariri; e Acaraú, no Litoral Norte.