terça-feira, 30 de janeiro de 2018

M. DIAS BRANCO COMPRA A PIRAQUÊ POR R$ 1,5 BILHÃO

Por R$ 1,55 bilhão, o grupo cearense M. Dias Branco, líder nacional do mercado de massas e biscoitos, comprou a Piraquê, maior indústria do segmento da região Sudeste, onde os produtos com sua marca são os mais consumidos. O negócio, que acaba de ser comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) por meio de Fato Relevante, será submetido à análise do Conselho Administrativo de Defesa da Economia (CADE).
A respeito desta informação, o Blog do Egídio Serpa destaca três aspectos importantes: 1) É o primeiro grande movimento estratégico do Grupo M. Dias Branco depois do falecimento do empresário Ivens Dias Branco, seu controlador, responsável por levar a empresa à posição de liderança que ocupa hoje; 2) É o maior investimento feito até hoje por um grupo cearense, dentro e fora do Estado; 3) É a consequência da boa estrutura de governança corporativa, liderada pelo seu vice-presidente de Investimentos, Geraldo Luciano Matos Júnior, com o apoio de toda a família Dias Branco.
O grupo cearense expandiu-se nos últimos anos, adquirindo a gaúcha Adria, as pernambucanas Pilar e Vitarela e as cearenses Estrela e Santa Lúcia. Além disso, implantou, em Aquiraz, uma das mais modernas fábricas de torradas do mundo. E ampliou e modernizou sua rede de moinhos de trigo e suas fábricas de massas e biscoitos nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.
A Piraquê, adquirida por M. Dias Branco, tem 67 anos de atividades, mais de 4 mil funcionários e sua fábrica, localizada no Rio de Janeiro, é totalmente controlada por computadores, desde a matéria-prima ao produto final. A Piraquê tem 60 mil  postos de venda só no Estado do Rio.