terça-feira, 30 de janeiro de 2018

ZPE CEARÁ BATE RECORDE DE MOVIMENTAÇÃO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2017

A ZPE Ceará encerrou o segundo semestre de 2017 com 5,9 milhões de toneladas de carga solta e a granel movimentadas na sua Área de Despacho Aduaneiro (ADA). A movimentação é considerada recorde e representa um crescimento de 31,12% em comparação ao segundo semestre de 2016, período em que foram movimentadas 4,5 milhões de toneladas.
A movimentação total do ano de 2017 foi superior a 11 milhões de toneladas. Desse total, 7,5 milhões foram de entrada de matérias-primas como minério, carvão, calcário, brita e 3,5 milhões de saída de produtos como placas de aço, escória, BTX e alcatrão.
As placas de aço produzidas pela CSP já ocupam o primeiro lugar no ranking das cargas mais movimentadas na rota internacional. Os EUA são o principal destino, recebendo 37% desse material que sai pelo Pecém.
A ZPE Ceará, em função das quatro empresas instaladas em sua área, proporcionou um incremento significativo na movimentação do Porto do Pecém no ano passado. Só de carvão mineral e minério de ferro importados pela CSP, mais de 6,2 milhões de toneladas passaram pelo Porto do Pecém em 2017.
Segundo o presidente da ZPE Ceará, Mário Lima Júnior, o resultado do ano passado representa a consolidação da prática operacional do monitoramento e controle de cargas na ADA da estatal, de acordo com a função da ZPE de dar suporte ao controle aduaneiro da Receita Federal.
Mário Lima ressalta que toda a operação foi realizada com mão de obra recrutada nas regiões de São Gonçalo, Paracuru, Caucaia e Fortaleza. “É importante frisar que, além da infraestrutura disponibilizada pela ZPE Ceará, o Sistema de Controle Aduaneiro (SICA) desenvolvido na própria ZPE, para adequação das rotinas às portarias regulamentadoras da Receita Federal, foi fundamental para o sucesso das nossas operações”, explica.