segunda-feira, 27 de junho de 2022

A LEI DA LASQUINHA


Por Marcelo Tognozzi

Logo depois de proclamar a Independência, o Brasil foi obrigado a pagar uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas à Coroa Portuguesa. Num tratado intermediado pelos ingleses, o Brasil pagaria pelo reconhecimento de que éramos uma nação livre, melhor: um reino livre.

Pedro enviou a Londres o nobre Felisberto Caldeira Brant Pontes de Oliveira Horta, marquês de Barbacena, para negociar o Tratado da Paz e da Aliança. Conta Valentim Bouças no livro “História da Dívida Externa”, que Barbacena negociou com a Casa Rothschild, na época o maior banco do mundo, uma lasquinha de comissão pela intermediação do negócio, que fez dele um dos homens mais ricos do Brasil recém fundado.

Política e dinheiro sempre andaram de mãos dadas. Certa vez Antônio Carlos Magalhães brigou com o jornalista Ricardo Noblat, que publicou uma inconfidência do cacique baiano: “Eleição se ganha com um saco de dinheiro numa mão e um chicote na outra”. Não era para sair, era off, coisa e tal, mas a frase escapuliu para o texto de Noblat e entrou para a História. Hoje, o dinheiro sai do fundo eleitoral e o chicote foi substituído pelas redes sociais –mas a lógica continua a mesma.

Ainda guardo com carinho entre os meus alfarrábios uma cópia da agenda de PC Farias, ex-tesoureiro de Fernando Collor, entregue por uma fonte da Polícia Federal durante a CPI dos Anões do Orçamento. Ali estavam relacionadas reuniões com grandes empresários, entre eles Roberto Marinho, políticos influentes e assuntos pessoais. Esta agenda mostra a relação entre um intermediário de negócios, o setor público e o privado. Um homem preocupado em arrecadar para ele e para as eleições.

Nesta época, o senador Pedro Simon queria a CPI das Empreiteiras, que nunca saiu, porque sonhava chegar aonde chegou a Lava Jato 30 anos depois: nas relações entre corruptos e corruptores, nas trocas de favores entre o público e o privado. Só que Pedro Simon queria investigar a sério, dentro da lei, sem pirotecnia ou fanfarronices.

Nos últimos 30 anos, não sei se por privilégio ou castigo, acompanhei de perto todas as CPIs importantes. Desde a CPI do PC, que acabou no impeachment de Fernando Collor, até a CPI da Pandemia dos dias de hoje. Em todas estas confusões havia políticos. Os empresários que estiveram com Lula no último dia 20, sabem todas estas histórias de cor e salteado. Só não poderiam imaginar que 2 dias depois de aplaudirem Lula, a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, subiria na tribuna da Câmara para dizer que a Lei das Estatais em vigor criminaliza os políticos, “mas quem pratica crime é a iniciativa privada”.

Aqueles 9 representantes da iniciativa privada devem ter ficado comovidos diante da sinceridade acachapante de dona Gleisi. Os jornalistas veteranos lembram bem dela na CPI dos Anões do Orçamento, atuando como assessora do então jovem deputado Paulo Bernardo, no seu 1º mandato, um dos mais atuantes da bancada do PT. Ela viu como os políticos montaram um balcão de negócios com dinheiro do Orçamento Federal e foram oferecer facilidades às empreiteiras, as mesmas que o senador Pedro Simon sonhava investigar.

Passou o tempo e não eram mais os anões do Congresso que faziam negócios com as empreiteiras, mas o PT, que agora governava o Brasil. A Lava Jato e Sergio Moro foram moídos pelo Supremo porque se intoxicaram de soberba e vaidade. Acharam que podiam tudo e esqueceram que em política fundo de poço tem mola. Como dizia meu velho pai: “quem não trabalha direito, trabalha duas vezes”.

A Petrobras virou uma confusão nos governos petistas, a ponto de um simples gerente, o tal Pedro Barusco, devolver US$ 100 milhões surrupiados da companhia. Isso o mundo inteiro sabe e a Enciclopédia Britânica publicou um verbete para explicar o Petrolão adornado com uma foto de Barusco.

Por que será que a iniciativa privada se mete em confusão nas estatais, onde há sempre muito dinheiro e muitos políticos? Por que será que onde não há estatais isso não ocorre? Eu nunca vi empresários privados processarem uns aos outros por corrupção. A iniciativa privada não é feita de santos. Aliás, nem os negócios da Santa Sé são confiados aos santos.

Mas é o cúmulo da cara de pau taxar de corrupta a iniciativa privada, quem dá emprego, paga imposto e rala noite e dia neste Brasil repleto de regras estúpidas e um serviço público onde reina a ineficiência. Quem criminaliza os políticos são eles mesmos, ao não se darem ao respeito, esbanjarem maus exemplos e transformarem a política em capitania hereditária, com os cargos passando de pai para filho, de tio para sobrinho e por aí vai.

A Lei das Estatais, instituída no auge da Lava Jato para impedir seu aparelhamento, foi um remendo. Ela acabou tirando o sofá da sala, postergando o inevitável, que é a privatização destas empresas. Há quem argumente que elas foram construídas com o suor dos brasileiros, o dinheiro dos nossos impostos. Isso teve seu tempo, lá na Era Vargas e no governo militar. Hoje faz muito mais sentido investir em saúde, educação e segurança pública do que em estatais.

Quem não pensa assim, vê as estatais como um enorme cabide de empregos para empregar milhares de correlegionários e cabos eleitorais, como vem ocorrendo em todos os governos há séculos. Uns empregam companheiros, outros militares. Alguns vão além. O embaixador Flecha de Lima contava que JK, de quem foi oficial de gabinete, mandava empregar certas moças bonitas na agência da Caixa Econômica da Avenida Almirante Barroso, no centro do Rio. Tratava isso como um pecadilho; se não houvesse a Caixa aquelas moças acabariam na rua da amargura.

Gleisi fez uma declaração infeliz, a qual mostra bem a realidade do pensamento do seu grupo político em relação ao setor produtivo. Muito ranço e preconceito. Nunca é demais lembrar o velho ditado, segundo o qual a ocasião faz o ladrão.

Um dos problemas da corrupção no Brasil é a fartura de oportunidades para os corruptores e corruptos, desde o compadrio, passando pela parentela e o patrimonialismo. Afinal, o exemplo do nosso marquês de Barbacena continua valendo e, pelo visto, seguirá vivo por muito tempo. Se o Imperador e Deus lhe deram a oportunidade de negociar 2 milhões de libras para o Brasil, por que iriam se incomodar se tirasse uma lasquinha?