terça-feira, 14 de junho de 2022

COM HISTÓRICO DE GOVERNADORES PRESOS, RIO TEM DISPUTA COM TRÊS NOMES COMPETITIVOS


Com um histórico de ex-governadores com passagens pela cadeia e o último chefe do Executivo estadual alvo de um processo de impeachment, dois nomes despontam na disputa pelo governo do Rio com chances de ocupar o Palácio Guanabara pelos próximos quatro anos.

O governador Cláudio Castro (PL) buscará a reeleição após ter assumido o cargo com a queda do ex-juiz Wilson Witzel. Os dois foram eleitos na onda bolsonarista, em 2018, com as bênçãos do presidente.

Para ser eleito, Castro conta com os bilhões da concessão da Cedae (companhia de água e esgoto do Rio) para criar uma marca dos dois anos de administração. Tem ainda o apoio de Bolsonaro para impulsionar sua candidatura entre conservadores e evangélicos. Já a esquerda, aposta em Marcelo Freixo, que trocou o PSOL pelo PSB, para tentar chegar ao Palácio da Guanabara.

Em um cenário conflagrado de polarização federal entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), partidos e pré-candidatos buscam nos presidenciáveis uma tentativa de emular em solo fluminense o cenário nacional.

Pesquisa Genial/Quaest, divulgada no dia 17 do mês passado, traz Castro com 25% e Freixo (PSB), com 18%. Na sequência, vem o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT), com 8%.